Fazer exercício à noite é bom?

Fazer exercício à noite é bom?

Fazer exercício à noite é bom? Para os que trabalham de dia, o único momento que encontram para poder fazer exercício é quando terminam a jornada de trabalho. Para outros, é difícil fazer exercício pela manhã e preferem esperar pela noite para correr. Mas esta é uma opção saudável? Em umComo, revelamos as vantagens e desvantagens de praticar esporte noturno.

O importante é fazer esporte

Independentemente da hora, fazer exercício é sempre saudável e, portanto, bom para o nosso corpo e mente. De modo que o importante não é a hora em que se faz o exercício, mas o fato de ser constante. No entanto, o momento mais adequado para fazê-lo dependerá sempre da adaptação de nosso organismo. É por isso que algumas pessoas sentem maior bem-estar se exercitando pela manhã, enquanto outras à tarde ou à noite.

Desvantagens de fazer exercício à noite

A mais óbvia das desvantagens de fazer exercício à noite é que este poderia afetar de alguma forma o ritmo de nosso sono. No entanto, fazê-lo à noite pode ajudar-nos a dormir mais tranquilos, porque o resultado da atividade ajuda a relaxar depois de um longo dia.

Por outro lado, praticar esporte aumenta a temperatura do corpo, pelo que os músculos estão ativos e preparados para continuar com outras atividades, e talvez não precisamente para dormir.

Em relação a realizar o exercício durante o dia, é importante considerar que segundo um estudo da Universidade de Northumbria, publicado no Bristish Journal of Nutrition, aquelas pessoas que fazem esportes em jejum, chegam a queimar até cerca de 20% de gordura a mais do que os que o fazem após o café da manhã ou, inclusive, em outros horários. Isto se deve ao fato de que estes esportistas queimam a sua gordura de reserva, mas os outros queimam as que adquiriram durante o café da manhã ou almoço.

Além disso, o exercício pela manhã aguça a inteligência, ativando o organismo imediatamente, oferecendo uma sensação de energia que nos ajuda a levar todas as atividades do dia de uma forma mais leve.

Vantagens de fazer exercício à noite

Mas fazer exercício à noite também tem as suas vantagens. Neste horário, tanto os níveis hormonais como a temperatura de nosso corpo atingem o seu nível máximo, de modo que o estado do organismo é ótimo para fazer esportes. Segundo um estudo realizado pelo Centro de Investigação Clínica da Universidade de Chicago, isto se traduz em uma melhoria no aumento da resistência e da massa muscular durante a prática esportiva com respeito a outros horários. Além disso, conseguimos reduzir o risco de lesões.

Considerações a fazer

Se não se há-de fazer exercício pela manhã ou pela noite, o melhor é fazer uma experiência. Experimente o exercício noturno durante uma semana e comprove as seguintes reações de seu organismo e estado de humor:

  • Metabolismo: o esporte melhora o processo de digestão, bem como a absorção de nutrientes. Se observar que seu corpo precisa de mais alimentos, é preferível propor o exercício diurno ao invés do noturno.
  • Sono: o exercício aumenta a energia, pelo que pode dificultar o sono. No entanto, também é cansativo, de modo que pode ser que você fique exausto em seguida. Como isso afeta você? Avalie este ponto e comprove como dorme melhor, se depois de realizar exercício de dia ou de noite.

Escute o seu corpo e decida você mesmo!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Fazer exercício à noite é bom?, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.