Exercícios para melhorar o equilíbrio corporal

Exercícios para melhorar o equilíbrio corporal
Imagem: ultra.com.mx

Existem vários exercícios para melhorar o equilíbrio corporal, um aspecto da saúde que não costuma estar no centro das atenções até que aparecem problemas em forma de enjoos ou inclusive vertigens, circunstâncias que devem ser sempre consultadas com um médico imediatamente. Doenças na vista ou de tipo nervoso farão com que a estabilidade do corpo comece a falhar. Em umComo propomos a você uma série de exercícios para melhorar o equilíbrio corporal.

Passos a seguir:
1

Este exercício é muito simples e não precisará de usar nenhuma ferramenta. Parte de uma posição inicial de pé e com as pernas juntas. Depois, incline o tronco para a frente elevando os calcanhares. Aguente o máximo de tempo que puder sem tocar o chão com o pé inteiro. Faça 10 repetições.

2

Para melhorar o equilibro corporal também pode fazer as seguintes variações ao caminhar, tanto para a frente como para trás:

  • Na ponta do pé.
  • Sobre o calcanhar.
  • Colocando um pé bem na frente do outro, de forma que a ponta de um pé toque o calcanhar do outro.
3

O seguinte exercíciotambém ajudará você a melhorar o equilíbrio corporal. Fique de pé e coloque um pé bem na frente do outro, de forma a tocarem-se. Depois, eleve os calcanhares dos dois pés o máximo que puder, mantendo a posição tanto quanto puder. Faça 15 repetições.

4

Este outro exercício deve ser feito sobre uma esteira. Fique de joelhos, apoiando também as duas palmas das mãos no chão. Depois, levante os pés e uma das mãos, de modo que o único contato com o chão sejam os dois joelhos e a outra mão. Mantenha a posição 10 segundos e faça 10 repetições com cada mão.

5

Também pode usar a ajuda de acessórios em seus exercícios. No que propomos agora, deverá usar uma almofada. Fique de pé com as pernas levemente separadas e coloque uma almofada sobre o seu pé direito. Depois, comece a elevar o pé até chegar à altura do seu joelho, aproximadamente, tentando que a almofada não caia e flexionando a perna levemente. Depois, volte à posição inicial. Faça 5 repetições com cada pé.

6

Você pode usar também uma cadeira nos exercícios para melhorar o equilíbrio corporal. Sente-se sobre ela e, depois, levante-se sem a ajuda das mãos para isso. Os braços devem estar esticados para a frente e as costas retas em todo o momento. Volte a sentar-se e faça 15 repetições.

7

Com estes exercícios poderá melhorar seu equilíbrio corporal, mas se sentir enjoos ou vertigens vá o quanto antes ao seu médico para uma consulta. Aproveite e veja também a nossa sugestão de exercícios para melhorar a postura corporal.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Exercícios para melhorar o equilíbrio corporal, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.