Exercícios para fortalecer o pescoço

Exercícios para fortalecer o pescoço

Ter os músculos do pescoço fortes é o melhor ponto de partida para afastar as dores nesta área, que aparecem normalmente quando trabalhamos com muita pressão. Ao aparecerem estas tensões, o melhor que podemos fazer são alongamentos cervicais; no entanto, para as prevenir, além de trabalhar o relaxamento do ponto de vista mental, fisicamente devemos reforçar estes músculos. Por isso, em umComo.com.br propomos alguns exercícios para fortalecer o pescoço.

Passos a seguir:
1

A primeira atividade que propomos consiste em realizar movimentos laterais contínuos e rápidos, primeiro para a direita e depois para a esquerda. Fique de pé com as pernas ligeiramente separadas. Para começar, mexa 10 vezes o pescoço para a direita com a ajuda da mão para realizar corretamente o movimento, mas depois deverá fazê-lo sem assistência. De seguida, repita, mas mexendo o pescoço para a esquerda.

2

De seguida, deverá realizar o seguinte exercício para fortalecer o pescoço que é muito similar ao anterior, com a diferença de que os movimentos serão para a frente e para trás, e não para a direita e para a esquerda. Comece movendo o pescoço 10 vezes para trás, com movimentos rápidos e contínuos. Depois, faça a mesma coisa, mas mexendo o pescoço para a frente.

3

Agora, você usará a mão para fazer resistência na testa e tornar mais difícil o movimento do pescoço, conseguindo, deste modo, o seu objetivo de fortalecer o pescoço. Com a cabeça em posição natural, coloque uma mão sobre a testa, pode ser a mão direita ou a esquerda. Agora, jogue a cabeça para a frente, mas fazendo resistência com a mão, que deverá pressionar em sentido contrário. Não faça tanta força que não possa mover a cabeça, simplesmente coloque resistência. Repita o exercício 5 vezes.

4

No seguinte exercício para fortalecer o pescoço, você fará a resistência colocando a mão direita sobre a têmpora correspondente. O que terá que fazer é levar a cabeça para o ombro direito, enquanto com a mão na têmpora faz força contrária. Repita 5 vezes e depois faça o mesmo movimento colocando a mão esquerda sobre a têmpora correspondente.

5

No último exercício que propomos para reforçar os músculos da região cervical, você deve colocar as duas mãos sobre a nuca. Depois, mexa a cabeça para trás enquanto tenta impedir com as mãos, forçando assim o trabalho dos músculos do pescoço. Faça, também, 5 repetições.

6

Se fizer esta série de exercícios 2 ou 3 vezes por semana, combinando-a com exercícios de alongamento da região cervical, conseguirá ter um pescoço saudável e estará se esforçando para evitar contraturas e dores na região.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Exercícios para fortalecer o pescoço, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.