Partilhar

Exercícios para fortalecer as articulações

Por Diana Oliveira. Atualizado: 7 novembro 2019

As articulações são elementos fundamentais para o bem estar do seu corpo. Ao trabalhar os músculos que envolvem as articulações, está também protegendo-as. Elas vão ficar mais estáveis, ajudando também na estabilidade de ligamentos e tendões. Fazer exercício é importante para todos, mas principalmente para quem sofre habitualmente de dores, luxações ou entorses nas articulações. Para quem tem este tipo de problemas não são recomendados exercícios de elevado impacto, correndo o risco de agravar as dores ou inflamações. Correr, saltar à corda, dança aeróbica ou esportes que exigem corrida ou saltos devem ser evitados. Em umComo mostramos-lhe alguns exercícios para fortalecer as articulações.

Andar de bicicleta

Andar de bicicleta é um excelente exercício para fortalecer todos os músculos do seu corpo, essencialmente os inferiores. Com esta atividade você movimenta intensamente as articulações inferiores e sem impactos. Além de todos estes benefícios, andar de bicicleta ainda melhora a sua circulação sanguínea. Para quem já sofre de problemas nas articulações esta é uma excelente alternativa a atividades mais agressivas. Para quem não pode caminhar, correr ou fazer exercícios com pesos, pedalar é sempre uma opção viável. Dos 8 aos 80, todos podem e devem andar de bicicleta.

Exercícios para fortalecer as articulações - Andar de bicicleta

Natação

A natação é uma atividade esportiva que ajuda a trabalhar a atividade cardiovascular e muscular de todo o corpo. A água é 12 vezes mais resistente que o ar e 800 vezes mais densa, logo os movimentos que faz têm de resistir à força da água. Além disso, devido ao tipo de exercício ser feito na água, você não corre tantos riscos no que diz respeito ao desgaste dos músculos e a possíveis lesões, uma vez que movimentos aquáticos não envolvem impacto. Nadar ajuda ainda a perder peso, sendo uma atividade de grande gasto energético.

Exercícios para fortalecer as articulações - Natação

Alongamentos

Quando se fala em articulações, os alongamentos são extremamente importantes. Alongar aumenta a flexibilidade, ajuda no alívio da tensão muscular e ainda ativa os músculos para outras atividades. O ioga pode ser um excelente exercício neste sentido. Se não conseguir fazer alongamentos todos os dias, tente pelo menos fazer meia hora, duas a três vezes por semana. No caso de fazer exercício físico regularmente, você não tem modo de escapar ao alongamento. Depois de fazer esporte alongar ajuda o ácido lático a ser absorvido, limitando a probabilidade de ter dores musculares e outros problemas nas articulações.

Exercícios para fortalecer as articulações - Alongamentos

Musculação

Pessoas com problemas nas articulações precisam ter muito cuidado na hora de fazer musculação. Mas a verdade é que esta atividade ajuda a fortalecer os músculos e consequentemente as camadas que estão protegendo as articulações. Ainda que com alguma moderação, fazer musculação pode ser importante para fortalecer as articulações. Exercícios que contribuem para o aumento da força reforçam as articulações, dando-lhes uma maior capacidade de suporte.

Exercícios para fortalecer as articulações - Musculação

Se pretende ler mais artigos parecidos a Exercícios para fortalecer as articulações, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.

Escrever comentário sobre Exercícios para fortalecer as articulações

1 comentário
Luis
Onde ficam as articulaçoes?nao to achandoo

1 de 5

Voltar ao topo da página