Partilhar

Exercícios para eliminar a gordura da barriga

Por Redação umCOMO. Atualizado: 4 julho 2019

Diga adeus aos pneuzinhos! Em umComo vamos dar alguns conselhos que ajudarão a eliminar a gordura da barriga para que possa exibir uma silhueta mais bonita e tonificada. Além de exercícios abdominais, também deve fazer outras mudanças em sua rotina que ajudarão a reduzir a gordura do corpo. Continue lendo este artigo onde propomos alguns dos melhores exercícios para eliminar a gordura da barriga, que poderá começar a praticar ainda hoje.

Também lhe pode interessar: Exercícios para emagrecer os braços
Passos a seguir:
1

Antes de começar a falar dos exercícios para perder a barriga, vamos explicar algumas noções básicas sobre a queima de gordura para que consiga o objetivo que está procurando, pois de nada serve fazer 100 exercícios abdominais diários se não mantiver hábitos de vida saudáveis e com poucas gorduras. O segredo para emagrecer encontra-se em combinar uma alimentação leve com a prática regular de exercício físico, só assim realmente começará a ver resultados.

Por isso, se quiser perder a barriga, é essencial que comece planejando um plano alimentar que seja equilibrado e baixo em gorduras. No geral, recomendamos que siga estas regras saudáveis que ajudarão a projetar o seu menu:

  • Uma dieta rica em frutas e verduras: tente que façam parte da sua alimentação diária para se beneficiar dos seus nutrientes e conseguir ter um estado de saúde adequado. Além disso, são ingredientes que não contêm gorduras e quase nenhumas calorias.
  • Coma 5 vezes por dia: é melhor repartir a comida em 5 refeições diárias que sejam de quantidades normais, do que comer 3 vezes até se encher. Além disso, comendo a cada 3 ou 4 horas você obriga o seu metabolismo a trabalhar por mais tempo, portanto, consegue acelerá-lo.
  • Adeus gorduras e açúcar: deixe de lado alimentos como bolos, doces, embutidos, molhos, etc.
  • Proteínas com baixo teor de gordura: é legal que tome proteínas em sua dieta mas tente que sejam sempre leves e saudáveis. No caso das carnes, as mais adequadas são as magras e o peixes brancos têm menos gordura que os azuis.
  • Jantar leve: é importante que nas últimas horas do dia não encha muito o estômago com calorias, pois dificilmente as queimará e acabarão vitando gordura saturada.
Exercícios para eliminar a gordura da barriga - Passo 1
2

Mas, além da alimentação leve, também é importante praticar exercício físico que ajude a queimar gordura de forma mais rápida e eficaz, conseguindo ainda que o seu corpo esteja em melhor forma e esteticamente mais tonificado. Entre os exercícios para queimar gordura da barriga vale diferenciar dois tipos:

1. Exercícios cardiovasculares: são aqueles que conseguem queimar calorias através da ativação da circulação e do sistema cardiovascular.

2. Exercícios de tonificação: para poder queimar gorduras não basta apenas suar. Também é necessário fortalecer o músculo e, para isso, precisamos de fazer exercícios concretos que ajudem a endurecer a barriga.

3

Para perder a gordura da barriga temos que incluir em nossa rotina de treinamento sessões cardiovasculares que devem ter uma duração mínima de 20 minutos (apesar de 30 minutos ser o tempo recomendado para queimar gorduras de forma mais eficiente). Entre os exercícios mais adequados para ajudar a conseguir isso, destacam-se os seguintes:

  • Elíptica: é uma máquina que consegue trabalhar todo o corpo (braços, glúteos e pernas) além de conseguir queimar calorias.
  • Bicicleta: tanto se for à academia como se preferir treinar por conta própria, a bicicleta também é um exercício que ajudará você a perder peso.
  • Correr: pode ser em uma esteira ergométrica ou, simplesmente, na rua. Trata-se de um dos esportes mais completos que existem, pois ativa todo o corpo e ajuda a eliminar gordura.

Para aproveitar ao máximo as sessões cardiovasculares lembre-se que o mais adequado é intercalar intensidades, desta forma, o seu corpo não se acostuma ao exercício e trabalha todo o tempo ao máximo.

4

Mas para que seu treino seja o mais adequado, deve fazer exercícios abdominais que conseguirão fortalecer a zona ajudando a queimar a gordura da barriga e que o seu corpo fique mais liso e sem pneuzinhos. É importante que se centre em exercitar todas as partes da barriga e não apenas em marcar "o tanquinho" pois o resultado poderá ser desigual e nada favorecedor.

Consequentemente, em uma mesma sessão deve exercitar abdominais superiores, inferiores e laterais para que seu corpo esteja bem definido. Vamos começar por indicar alguns exercícios para abdominais superiores:

  • 1. Um exercício que trabalha a zona superior do abdômen é conhecido como "crunch com as pernas encolhidas". Tem que se colocar sobre uma esteira, elevar e dobrar os joelhos e, nesta posição, elevar o tronco. Faça 3 séries de 15 repetições.
  • 2. Coloque-se em cima da esteira e estique as pernas completamente em direção ao teto. Depois, eleve o torso fazendo força na zona abdominal e volte à posição inicial. Repita 15 vezes e faça 3 sessões para um trabalho completo.
5

De seguida, vamos descobrir alguns exercícios para queimar a gordura abdominal centrando-nos na zona inferior da barriga:

  • 1. Tem que se deitar na esteira e, sem dobrar as pernas, elevar de forma paralela ao solo. Aguente nesta posição 15 segundos e descanse. Depois repita mais 2 vezes este exercício e começará a endurecer a parte baixa do abdômen.
  • 2. O seguinte exercício consiste em levantar o quadril do solo para conseguir exercitar a zona. Tem que se deitar no solo e levantar as pernas para cima, dobrar os quadris em direção às costelas, assim como mostramos na imagem. Aguente 15 segundos e repita 2 séries mais.
6

A seguinte e última parte da barriga que devemos trabalhar para conseguir um corpo tonificado e sem excesso de gordura são as laterais do abdômen. Para isso existem alguns exercícios concretos que ajudarão a se manter em forma, como os seguintes:

  • 1. É conhecido como "tesoura vertical" e para o fazer tem que se deitar sobre a esteira de lado e levantar a perna o mais alto que conseguir, tem que ir subindo e descendo a perna em 15 repetições. Descanse e repita mais 2 séries.
  • 2. O seguinte exercício que propomos consiste em se deitar sobre a esteira, flexionar os joelhos e elevar o torso tentando tocar um tornozelo com uma mão e depois com a outra. Faça 3 séries de 15 repetições e veja os resultados.

Neste artigo de umComo propomos a você outros exercícios abdominais laterais.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Exercícios para eliminar a gordura da barriga, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.

Escrever comentário sobre Exercícios para eliminar a gordura da barriga

1 de 7

Voltar ao topo da página