Exercícios hipopressivos para reduzir a cintura

Exercícios hipopressivos para reduzir a cintura

Uma rotina de exercícios hipopressivos pode se converter na melhor aliada para conseguir bons resultados. Quando este tipo de treino se realiza corretamente, o antes e o depois falam por si só mostrando todos os benefícios desta modalidade. Os benefícios dos exercícios hipopressivos vão além da estética, pois eles também são positivos para prevenir problemas digestivos, urinários, de postura e inclusive ginecológicos. Se quer saber mais sobre os exercícios hipopressivos para reduzir a cintura, continue lendo este artigo do umCOMO em que lhe explicamos tudo o que precisa saber.

O que são exercícios hipopressivos e para que servem

Os exercícios hipopressivos são um grupo de posturas e movimentos repetidos que ao se executarem trabalham uma zona do corpo exercendo pressão e tensão. Este tipo de trino carateriza-se por manter uma postura estática durante um tempo no qual ocorre uma contração muscular da zona.

Os exercícios hipopressivos são especialmente úteis para trabalhar a cintura e o abdômen. Desta forma, executá-los corretamente irá ajudar a reduzir a gordura e a tonificar a cintura. No geral, recomenda-se que os diferentes exercícios hipopressivos para reduzir a cintura e o abdômen se levem a cabo durante 20 ou 30 segundos. Embora agora lhe possa parecer pouco tempo, quando começar a fazê-lo vai notar a intensidade com a qual se trabalha a zona.

A verdade é que se recomenda combinar a rotina de exercícios hipopressivos com exercícios abdominais tradicionais para conseguir bons resultados. Além disso, não se esqueça que para reduzir a cintura e a tonificar, precisa de uma alimentação adequada.

Prancha para reduzir a cintura

Este é talvez um dos exercícios hipopressivos mais populares e utilizados para reduzir a cintura e o abdômen. De fato, este exercício utiliza-se como uma técnica dentro do yoga e é muito útil para trabalhar vários músculos ao mesmo tempo sem a utilização de máquinas.

Para realizar este exercício corretamente deve se deitar de barriga para baixo sobre um colchonete e colocar apenas no solo as mãos e os pés. Uma vez nesta posição, apoie o seu pelo sobre as pontas dos seus pés e coloque os braças em um ângulo de 90 graus, de maneira a que o antebraço fique completamente apoiado no solo. Os braços devem estar em linha reta com os ombros e os seus joelhos devem estar alinhados com o quadril para o exercício ter a maior eficácia possível.

Alongamento muscular

Na hora de realizar exercícios hipopressivos para reduzir a cintura, a postura e a respiração são fundamentais para conseguir bons resultados.

O alongamento consiste em situar ambos os pés separados e em paralelo na mesma largura que o quadril. Uma vez nesta posição estique os braços acima da cabeça, tudo quanto conseguir. Quando realizar este movimento deverá notar uma pressão na barriga idêntica à sensação de quando pressiona a barriga para dentro.

Imagen: enforma.hola.com

Inclinado para a frente

Este é um exercício muito utilizado por fisioterapeutas para tratar diferentes problemas nas articulações.

Para realizar este exercício com sucesso é preciso inclinar o nosso corpo para a frente apoiando o peso nos joelhos. Deve realizar força com os braços para o exterior e inclinar o corpo para a frente. Uma vez que adotar esta postura faça inspire e expire. Em seguida, expire e solte todo o ar sentindo como as costelas se abrem.

Imagen: mp-therapy.com

Quadrúpede

Também conhecida como Postura de Maya é talvez um dos exercícios hipopressivos mais fáceis de realizar para reduzir a cintura. Deve colocar-se sobre um colchonete com os joelhos e mãos no solo. Os pés devem tocar o solo com a base dos dedos e as mãos devem se situar na largura dos ombros olhando uma para a outra. É importante que a coluna se mantenha o mais esticada possível e tentando alongá-la.

Pegue ar uns dois segundos, expulse-o durante outros quatro e repita o mesmo procedimento três vezes e na última vez que expirar abra as suas costelas sem inalar aguentando quatro segundos.

Vácuo do estômago

Este exercício para reduzir a cintura pode ser realizado em qualquer lugar, tanto de pé como sentado ou com os joelhos e mãos apoiados no solo como no exercício anterior. Escolha a postura que seja mais cômoda para você e expulse todo o ar dos pulmões ao mesmo tempo que coloca a barriga para dentro até se notar toda a zona abdominal. Quando chegar a este ponto aguente a respiração mantendo a tensão da postura até conseguir. Quando sentir que deve expirar e pegar ar de novo faça inalações pequenas.

Postura de Hestia

Para realizar este exercício hipopressivo para reduzir a cintura deve se sentar no solo dobrando os joelhos de maneira a que a planta dos pés fique virada para o exterior. Esta posição é a típica que nos vem à cabeça quando pensamos em nos sentar como os índios. Mantenha a coluna o mais reta possível e flexione os braços colocando as palmas das mãos sobre as suas coxas tocando quase na cintura, de maneira a que os dedos das mãos fiquem olhando uns para os outros. Os cotovelos devem ficar em um ângulo de 90 graus e deve tentar que os ombros não se eleve.

Uma vez nesta postura, estique a cabeça para cima colocando suavemente o queixo para trás. Ao mesmo tempo separe os cotovelos para o exterior. Se lhe custar se manter nesta postura, pode apoiar as costas contra a parede.

Conselhos para realizar os exercícios hipopressivos

Uma das regras básicas na hora de realizar exercícios hipopressivos para reduzir a cintura é manter uma boa postura. É possível que enquanto realiza alguma das posturas sinta incômodos ao tensionar em excesso algum dos músculos, que não estão habituados a essa tensão.

Não é necessário realizar todos os exercícios para reduzir a cintura em apenas uma sessão. É melhor experimentar um, sentir-se bem com ele e no outro dia experimentar um novo. Durante o primeiro mês de treino recomenda-se fazer um descanso de três dias após realizar uma sessão de exercícios hipopressivos para reduzir a cintura e abdômen. A longo prazo, se for constante, verá que conseguirá adquirir a capacidade de executar a rotina de exercícios hipopressivos todos os dias e os resultados serão evidentes.

Consulte estes outros artigos úteis para reduzir a cintura:

  • Rotina de exercícios para reduzir abdômen e cintura
  • 5 receitas de sucos seca barriga
  • Como perder barriga em 3 semanas

Se pretende ler mais artigos parecidos a Exercícios hipopressivos para reduzir a cintura, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.