Exercícios físicos em casa: rotina com vídeos

Exercícios físicos em casa: rotina com vídeos

Várias são as razões pelas quais decidimos nos exercitar em casa: seja por falta de tempo de ir à academia ou outro ambiente dedicado a exercícios, porque a grana está curta, por nos sentirmos mais à vontade sozinhos ou qualquer outro motivo. Pensando nisso, nós, do umCOMO, decidimos montar um artigo dedicado a você que se exercita em casa e quer ideias de diferentes práticas para que os exercícios não caiam na monotonia ou, simplesmente, para que você acompanhe uma rotina para ter uma base na hora de se exercitar. Te convidamos agora a acompanhar a nossa seleção de exercícios físicos em casa, com rotinas em vídeo para que você escolha a que mais se adapta a você e comece a suar agora mesmo com a ajuda do umCOMO sem sair da sala de casa!

Zumba em casa

Para os amantes da dança e para quem gosta de se exercitar ao mesmo tempo em que se diverte, a Zumba é uma ótima opção de exercícios físicos em casa. Além disso, a criação dessa modalidade de dança tem uma história muito interessante por trás. Os distraídos de plantão vão adorar!

A Zumba foi criada pelo professor colombiano Beto Pérez, então com 16 anos. Ele dava aulas de dança em uma academia no sudoeste da Colômbia e utilizava uma fita cassete (o ano era 1986) gravada pelo seu chefe com músicas de Madonna e Michael Jackson. Um belo dia Pérez esqueceu a fita em casa e precisava agir rápido para minimizar os impactos do seu esquecimento, já que a aula estava para começar.

Ele tinha uma fita no carro com músicas latinas, em sua maioria de merengue e salsa, e fingiu para os alunos que tinha preparado uma aula especial com essa temática e durante 30 minutos garantiu o entretenimento dos alunos com a aula improvisada, que depois passou a ter filas na porta de gente que queria participar. Hoje, a sua distração e esquecimento é um negócio chamado Zumba que vale o equivalente a 2 bilhões de reais e entretém, diverte e deixa pessoas mais saudáveis ao redor do mundo. As informações dessa história curiosa são do portal G1[1].

Pode ser que você não tenha a oportunidade de participar de uma aula original de Beto Pérez, mas não tem problema! Se você se animou a fazer Zumba em casa, nós do umCOMO temos uma série de aulas no nosso canal do YouTube.

Nossa playlist de Zumba no YouTube conta com aulas completas de 30 minutos, além de coreografias de todos os níveis para você acompanhar, como esta que está logo aqui abaixo.

Crossfit em casa

Para os que curtem exercícios mais hard, o Crossfit é uma boa pedida na hora de fazer exercícios físicos em casa. Esse tipo de treinamento visa trabalhar todo o corpo com exercícios funcionais para melhorar o condicionamento físico do praticante. Nós sabemos que o Crossfit é febre no Brasil e que não faltam espaços para praticá-lo, mas nós do umCOMO garantimos que você pode fazê-lo da sala da sua casa e te provamos isso com a nossa extensa playlist de vídeos de Crossfit em casa do nosso canal no YouTube.

Nossas opções de treino de Crossfit em casa vão desde o alongamento pré e pós treino para que você não se lesione, passando por aulas iniciantes, passo a passo de exercícios de Crossfit, além de classes completas. Escolha a que tem mais a ver com seu mood e vamos suar!

Dança de rua em casa

Dança de rua em casa? Parece um pouco contraditório, mas te provamos que é possível! A dança de rua engloba vários tipos de dança como o street dance e o break dance. Para quem nunca praticou, à primeira vista, pode parecer muito difícil, mas, como tudo na vida, basta prática e disciplina para avançar de nível pouco a pouco.

Seja por paixão e vontade de avançar na técnica ou por pura diversão, a dança de rua é uma ótima opção para exercícios em casa. Além do mais, por estar na sua casa, você pode praticar quantas e quantas vezes quiser para atingir a maestria dos movimentos, porque alguns podem ser bem complexos, porém não impossíveis. E, no umCOMO, te ajudamos com a prática desde o básico, com vídeos como, por exemplo, como fazer criss cross, até coreografias completas com tutorial.

Yoga em casa

Engana-se quem pensa que o yoga é algo fácil de praticar e que não requer concentração e disciplina. Além de um ótimo exercício para fazer em casa é perfeito para aqueles que buscam além de exercitar o corpo, também a mente. O yoga tem como objetivo acalmar a mente, te deixar mais presente no agora e te dá lições que você, com certeza, irá carregar para o seu dia a dia - palavra de praticante.

A prática te ensina a superar seus próprios limites, mas sem forçá-los, te ajuda a acalmar os pensamentos, a respirar melhor e ter uma relação de mais carinho com você e com o mundo. No nosso canal do YouTube temos práticas de yoga completas além de passo a passo de posturas do yoga, como a do guerreiro, que você pode acompanhar agora.

Exercícios funcionais em casa

Para os mais dinâmicos e que buscam o fortalecimento muscular, os treinos funcionais são ótimos exercícios para fazer em casa. É uma boa pedida de exercício em casa já que não precisa de nenhum material específico, além do peso do próprio corpo. Com os exercícios funcionais em casa, você trabalha a força muscular, a respiração e a flexibilidade, tudo de uma vez.

Além disso, pode ser que você queira se exercitar em casa, mas não sozinho(a), sim com seu namorado(a), marido, esposa, um colega de quarto ou amigo. Para isso, os exercícios funcionais também são ótimos. No nosso canal do YouTube temos várias opções de vídeos de funcional para fazer sozinho ou em dupla.

Twerk: como fazer em casa

De origem desconhecida, é possível que o termo Twerk seja uma junção das palavras twist e jerk + work, que significam, respectivamente, giro, movimentos bruscos + trabalho, de acordo com o portal Lit Pop[2]. Independente de como se deu o nascimento da palavra exatamente, o movimento de origem africana é muito popular e você pode se encantar por ele.

Popularizado pelas divas Beyoncé, Rihanna e Nicki Minaj, nas músicas Check On It, Poor It Up e Anaconda, respectivamente[2], o Twerk é um ótimo exercício para fazer em casa para a saúde e para elevar a autoestima. O canal do umCOMO no YouTube conta com várias aulas e coreografias de Twerk para você mexer o bumbum enquanto se exercita.

Pilates em casa

Se o que você quer é aumentar a flexibilidade enquanto trabalha os músculos fazer pilates em casa é a solução. Além do trabalho muscular, a prática de pilates ajuda na respiração, faz um trabalho de cardio e ajuda a emagrecer. Seja qual for o seu objetivo, o pilates é um ótimo exercício físico para fazer em casa sozinho(a) ou na companhia de alguém, como uma vizinha ou amiga.

Ao praticar pilates em casa, você pode optar por aulas só com o peso do corpo ou usando algum material de apoio como bola ou aro. No nosso canal do YouTube temos aulas com e sem material para que você escolha a opção que melhor se adapta a você.

Massagem em casa

Para finalizar uma rotina de exercícios físicos em casa nada melhor que uma boa massagem para relaxar a musculatura. No canal do umCOMO também te ensinamos as melhores técnicas de massagem para fazer em casa.

Depois de toda essa agitação, você merece um bom relaxamento. Aperte o play e desfrute!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Exercícios físicos em casa: rotina com vídeos, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades esportivas.

Referências
  1. G1. Zumba: a história do colombiano que criou sem querer um negócio milionário. Disponível em: <https://g1.globo.com/economia/noticia/2019/08/18/zumba-a-historia-do-colombiano-que-criou-sem-querer-um-negocio-milionario.ghtml> Acesso em: 12 de fevereiro de 2021.
  2. PORAL LIT POP. No dia da consciência negra, vamos falar de Twerk: a dança daqueles que mudarão o mundo. Disponível em: <https://www.portalitpop.com/2015/11/no-dia-da-consciencia-negra-vamos-falar.html> Acesso em 12 de fevereiro do 2021.