Partilhar

Exercícios de yoga para principiantes

Exercícios de yoga para principiantes

Está pensando em se iniciar no mundo do yoga? Esta ciência oriental não só consegue exercitar seu físico, tornando-o mais forte e flexível, como também consegue exercitar a mente conseguindo, assim, um equilíbrio físico e espiritual como poucas outras práticas esportivas conseguem. O yoga baseia-se em realizar uma série de posições que obrigam você a manter o equilíbrio conseguindo uma consciência ampla sobre o seu corpo e o poder da mente. Se quer começar a adotar este estilo de vida, em umComo vamos propor alguns dos melhores exercícios de yoga para principiantes.

Também lhe pode interessar: Exercícios de yoga para a dor nas costas
Passos a seguir:
1

Um dos melhores exercícios de yoga para principiantes é a posição da montanha ou também conhecida como "tadasana". Trata-se de uma posição muito simples na qual só tem que se manter de pé sobre o colchonete de yoga ou de exercício separando ligeiramente os pés e olhando para a frente com as costas completamente retas e os braços soltos ao lado do corpo.

Agora só terá que abrir os ombros, elevar o abdômen e sentir como se expande o peito. Esta posição está pensada para notar como seu corpo cresce a partir do solo, assim como fazem as árvores. É importante que sinta os seus pés firmes no solo, que respire profundamente e que tenha consciência de todo o seu corpo. Se preferir, ao invés de colocar os braços estendidos junto ao corpo pode colocar as mãos juntas na altura do peito.

Exercícios de yoga para principiantes - Passo 1
Imagem: ciudadyoga.com
2

A posição da árvore ou "Vrksasana" é também uma das mais fáceis para poder começar a fazer yoga. Para fazê-la, tem que estar na postura que mencionamos anteriormente, a da montanha, juntar as mãos à altura do peito com os ombros relaxados e mantendo o equilíbrio e a estabilidade.

Depois, terá que levantar uma de suas pernas flexionando o joelho e apoiar a planta do pé sobre a parte interna da coxa; sobretudo deve ter em conta que o pé não pode se apoiar sobre o joelho pois poderia machucá-lo. As mãos podem ser mantidas fixas na altura do peito ou, se preferir, pode levantar os braços para cima como mostramos a você na imagem anexa. O ideal é que mantenha a posição entre 30 segundos a 1 minuto e depois mude de perna.

Imagem: yogacenter.com.mx
3

A postura da cegonha ou Padahastasana é também uma das melhores para fazer yoga para principiantes. Trata-se de começar com a postura da montanha (que é a básica para o yoga) e após estar 20 segundos concentrado e tomando consciência do seu corpo terá que baixar seus braços retos para o solo torcendo a coluna e tentando tocar nas pontas dos pés. Quando estiver assim terá que descansar e respirar profundamente sentindo como seus músculos se esticam.

Depois eleve o seu corpo até acima erguendo os braços e voltando a recuperar a postura da montanha; respire e volte a baixar o corpo sentindo como vai se liberando do ar e de seu próprio corpo. Faça 15 repetições.

Imagem: yogaes.com
4

Outra boa postura de yoga para principiantes é a da borboleta ou também conhecida como "Baddha konasana". Terá que sentar no solo e colocar as pernas flexionadas unindo as plantas dos pés. Mantenha as costas retas e sinta como a sua coluna estica. Respire profunda e tranquilamente pelo nariz e quando sentir que está confortável com a posição de seu corpo, terá que baixar lentamente o corpo para a frente como se quisesse tocar os pés com a testa.

Com este exercício conseguirá esticar seus músculos, uma maior flexibilidade de seu corpo e pode repetir durante 15 repetições.

Imagem: hogarmania.com
5

A posição da criança ou "Balasana" também é perfeita para as pessoas que queiram começar com o yoga. Terá que estar apoiada no solo com os joelhos flexionados e apoiados, terá que baixar sua coluna e cabeça até o chão mantendo os braços junto dos joelhos, como mostramos a você na imagem.

Existe outra variação desta postura na qual os braços estão esticados para a frente em direção à cabeça. Mas fazendo do modo que em umComo propomos a você, conseguirá um maior relaxamento físico e mental, pois seus braços estão em equilíbrio com seu corpo. Esta pose é de relaxamento, de modo que o ideal é que tente relaxar, não estar atenta ao seu corpo mas procurar a calma e a paz.

Imagem: ciudadyoga.com
6

Acabaremos esta lista indicando a você outro dos exercícios de yoga para principiantes: o do cão olhando para cima ou "Urdhva Mukha Svanasana". Para fazê-la, terá que se deitar no solo completamente de bruços e colocar os braços mesmo na altura dos cotovelos. Separe um pouco as pernas e mantenha-as completamente esticadas sobre o solo.

O exercício baseia-se em empurrar os quadris para baixo apertando bem os músculos dos glúteos; depois, empurre para cima e levante do solo o peito, elevando o pescoço e jogando a cabeça para trás. Volte à posição inicial e repita a mesma posição durante 10 ou 15 vezes.

Imagem: blogs.smoda.elpais.com
7

Agora que já conhece as melhores posições de yoga para começar a fazer este esporte, deve ter em conta algumas recomendações e conselhos básicos que ajudarão você para que a prática deste exercício seja segura e saudável para o seu corpo. Anote:

  • Não force o seu corpo: tenha em conta que o yoga é ginástica passiva com a qual conseguirá uma maior elasticidade e flexibilidade de seu corpo, mas de maneira progressiva. Desse modo, tenha paciência e aos poucos já irá sentindo os benefícios do yoga em seu corpo.
  • Exercite o corpo sempre em partes iguais: o yoga procura o equilíbrio físico e mental, portanto, se você começa fazendo uma postura trabalhando uma perna, não deixe de repetir com a outra para conseguir manter este equilíbrio e não desestabilizar seu corpo.
  • Relaxamento e meditação após a sessão: habitualmente aconselha-se que quando acabe de fazer a sua rotina de exercícios, dedique uns 5 ou 10 minutos à meditação para conseguir encher seu espírito de paz e serenidade.
  • Pratique yoga regularmente: em vez de fazer sessões de 1 hora só 2 vezes por semana, é preferível dedicar 10 minutos por dia ao yoga. Deve ter em conta que este exercício não é como o habitual, mas que conseguirá uma maior elasticidade, além de uma harmonia completa com seu corpo e com seu meio.
  • Lugar desocupado: se decidir fazer yoga em casa deve optar por praticar em um espaço preparado para isso com uma boa iluminação, sem distrações e com suficiente espaço para poder se esticar completamente.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Exercícios de yoga para principiantes, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.

Escrever comentário sobre Exercícios de yoga para principiantes

Exercícios de yoga para principiantes
Imagem: ciudadyoga.com
Imagem: yogacenter.com.mx
Imagem: yogaes.com
Imagem: hogarmania.com
Imagem: ciudadyoga.com
Imagem: blogs.smoda.elpais.com
1 de 8
Exercícios de yoga para principiantes

Voltar ao topo da página