Partilhar

Exercícios benéficos para as costas

Exercícios benéficos para as costas
Imagem: vivasemmenstruar.com.br

Muitas vezes temos dores nas costas e fazemos exercícios para melhorar, mas na realidade não sabemos quais podem ser bons para atingir nosso objetivo e poder acalmar as dores. Para trabalhar bem as costas, os exercícios mais adequados são os que, ao mesmo tempo, fortalecem e esticam a musculatura. A seguir, em umComo.com.br mostramos-lhe os melhores exercícios para as costas e os benefícios que lhe trazem.

Também lhe pode interessar: Como endireitar as costas com exercícios

Reeducação postural

Trabalha toda a musculatura, corrige as más posturas e melhora a mobilidade do corpo no geral. Tomar consciência do próprio corpo é vital para evitar lesões.

Natação

A natação fortalece a musculatura que dá estabilidade à coluna vertebral. Crawl e Costas são os estilos indicados para tratar os problemas nas costas. Além disso, trabalhar dentro da água diminui o risco de sofrer lesões. Uma boa técnica é imprescindível para evitar riscos.

Exercícios benéficos para as costas - Natação
Imagem: academiaunique.com.br

Yoga

Os alongamentos são a base desta disciplina e melhoram a flexibilidade dos músculos, tendões e ligamentos. Além disso, o yoga aumenta a força e a mobilidade das articulações.

Exercícios benéficos para as costas - Yoga
Imagem: soniawelch.co.uk

Pilates

É uma disciplina bastante completa já que trabalha, entre muitos outros, os músculos do abdômen, da parte baixa das costas, os abdutores, os glúteos e a área invertebral, partes estratégicas para manter a saúde da coluna. Além disso, faz uma educação postural integral e alinha a coluna vertebral.

Exercícios benéficos para as costas - Pilates
Imagem: levitaestetica.com.br

Tai Chi

Disciplina que ajuda a tomar consciência do próprio corpo e favorece o relaxamento. À base de movimentos suaves e lentos consegue-se aumentar a elasticidade dos músculos e tendões e fortalecer os ossos.

Tonificação geral

Trata-se de uma série de exercícios de aquecimento, tonificação e alongamentos que evitam o excesso de carga e as lesões lombares, além de manter as costas em bom estado.

Treinador pessoal

Contratar um treinador pessoal especialista em fisioterapia é ideal, já que fazer um plano de exercícios adequados e adaptados às necessidades de cada pessoa e condição levará a uma melhoria sem perigos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Exercícios benéficos para as costas, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.

Escrever comentário sobre Exercícios benéficos para as costas

1 comentário
A sua avaliação:
Gerlaine
Tenho escoliose. Posso fazer musculação?
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Gerlaine! Quem sofre de escoliose pode fazer musculação sim, mas deve ter muitos cuidados para que a musculação não agrave o problema ao invés de ajudar. Por exemplo, exercícios que promovam uma carga vertical devem ser evitados nestes casos, pois podem agravar o problema. Portanto se você quer fazer musculação e sofre de escoliose, deve ser assessorado por um profissional na execução dos exercícios. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)

Exercícios benéficos para as costas
Imagem: vivasemmenstruar.com.br
Imagem: academiaunique.com.br
Imagem: soniawelch.co.uk
Imagem: levitaestetica.com.br
1 de 4
Exercícios benéficos para as costas

Voltar ao topo da página