Partilhar

É bom fazer exercício com gripe?

É bom fazer exercício com gripe?

Quando temos uma vida ativa na qual o exercício desempenha um papel fundamental, às vezes é difícil parar; queremos continuar com o treinamento a todo custo enquanto tivermos energias para nos exercitar, mas esta decisão nem sempre é adequada. Uma das perguntas mais frequentes que costumamos fazer a respeito deste tema é se é bom fazer exercício com gripe ou se convém descansar até que os sintomas passem. A resposta dependerá de quão intensos sejam os sintomas e o exercício, por isso em umComo.com.br esclarecemos a você detalhadamente esta dúvida comum.

Também lhe pode interessar: Como comer antes de fazer exercício

Mais esporte, menos doenças

Você notou que quanto mais ativa é a sua vida, menos doente você fica? Este é um dos benefícios do exercício, já que as pessoas sedentárias têm mais riscos de contrair vírus e doenças comuns que as pessoas ativas; isto se deve a que, quando nos exercitamos, fortalecemos o nosso sistema imunológico porque a atividade física favorece a circulação das células brancas pelo nosso corpo, permitindo assim que os mesmos sejam mais capazes de combater os vírus e bactérias de maneira mais rápida e eficaz.

Quem realiza exercício com frequência é, em regra geral, mais saudável e, portanto, adoece muito menos. Isto quer dizer que, efetivamente, o esporte pode ajudar a superar essa gripe que ataca você; no entanto, deve ter em conta a intensidade de seus sintomas e a quantidade de exercício a realizar, já que se abusar ou se sentir muito mal, a atividade poderia piorar os sintomas.

É bom fazer exercício com gripe? - Mais esporte, menos doenças

Fazer exercício com gripe: depende dos sintomas

Perante a dúvida se é bom fazer exercício com gripe, a resposta dependerá basicamente dos sintomas da condição.

Se você apresenta mal-estar geral intenso, fadiga, febre ou muita mucosidade ou tosse intensa, não se recomenda realizar exercício, pois os sintomas poderiam ser agravados e seu corpo demoraria mais a se recuperar. Nestes casos, o recomendável é descansar e utilizar alguns remédios caseiros para combater o resfriado que permitam a você acelerar a recuperação.

Caso os sintomas sejam leves e tenha apenas um pouco de mucosidade, espirros ou congestão nasal, pode realizar exercício com uma intensidade moderada. Se você acha que é capaz de realizar um esforço físico sem comprometer o seu bem-estar, então poderá fazer esporte.

É bom fazer exercício com gripe? - Fazer exercício com gripe: depende dos sintomas

Quanto exercício posso fazer com gripe leve?

No momento de fazer exercício com gripe recomenda-se optar por atividades cardiovasculares de intensidade moderada. Pode se exercitar durante 30 minutos ou mais caminhando, correndo em ritmo médio, andando de bicicleta, patinando ou nadando, mas lembre-se que se esforçar demais enquanto se encontra doente pode ser contraproducente, gerando fadiga e impedindo que o seu corpo se recupere com a rapidez que deseja.

A chave é a atividade moderada sempre que o seu corpo permitir.

Se pretende ler mais artigos parecidos a É bom fazer exercício com gripe?, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.

Escrever comentário sobre É bom fazer exercício com gripe?

É bom fazer exercício com gripe?
1 de 3
É bom fazer exercício com gripe?

Voltar ao topo da página