Partilhar

É bom correr se estou resfriado?

É bom correr se estou resfriado?

Um dos assuntos mais controversos e que sempre abre um grande debate entre os amantes da corrida é saber se é bom ou mau correr quando uma pessoa está atravessando um resfriado ou uma gripe. A diversidade de opiniões está servida, mas, o que opinam os profissionais sobre isso? No umCOMO queremos dar a você as chaves para que responda à eterna pergunta: é bom correr se estou resfriado? Se a você também lhe passou pela cabeça e não sabe como agir nesta situação, não deixe de ler o seguinte artigo. Descubra a resposta e os melhores conselhos para não adoecer mais e continuar usufruindo de seu esporte favorito.

Também lhe pode interessar: Como respirar ao correr 

Correr resfriado, sim ou não?

Muitas são as opiniões que encontrará a respeito da pergunta de um milhão entre os runners: é bom correr se estou resfriado? Para resolver este mistério, a primeira coisa que deve fazer é perceber qual o seu real estado de saúde. Os estados de um resfriado podem variar, de modo que deverá avaliar como se sente para poder tomar uma decisão a respeito. Com isto, queremos dizer que SIM, pode correr estando resfriado, mas nem sempre é recomendável fazê-lo.

Pergunte-se primeiro em que estado se encontra:

  • Se os sintomas que tem são similares ao de um pequeno resfriado, sair para correr ou praticar esporte moderado pode ser positivo para você, dado que ao realizar a corrida contribuirá para que suas vias respiratórias se abram, o que ajudará você a respirar melhor, e ao mesmo tempo poderá expulsar maior mucosidade. Como vê, neste estado é favorável fazer running para seu organismo.
  • Se o estado do resfriado piorou, tem febre ou a dificuldade para respirar são muito maiores, nesse caso é desaconselhável sair para correr, pelo menos durante um par de dias ou até que se sinta melhor. Neste estado, provavelmente é seu próprio corpo que vai pedir para fazer um break, repousar e descansar, mas se ele não pede, nós recomendamos. Sair para correr em estado febril pode ser muito prejudicial, dado que seu sistema imunológico se debilita e sua situação pode piorar até desenvolver, inclusive, uma infecção pulmonar.

Seja como for, se o resfriado é leve, SIM, pode sair para correr, mas se está passando por um resfriado mais forte ou uma gripe, é melhor descartar essa opção, NÃO é recomendável. Pense que ao se encontrar em um estado de saúde enfraquecido, seu sistema imunológico se debilita e o faz ainda mais quando uma pessoa realiza um treinamento intensivo, por isso a recuperação pode ser mais difícil e pode aumentar as possibilidades de adoecer bem mais.

É bom correr se estou resfriado? - Correr resfriado, sim ou não?

Comprovar se posso correr resfriado

Embora tenhamos tentado resolver sua dúvida e se desaconselhe totalmente sair para correr em caso de se encontrar bastante resfriado, certamente está se perguntando como saber se realmente pode realizar ou não uma corrida segundo seus sintomas. Por isso, propomos a você uma simples verificação que ajudará a eliminar todas as dúvidas. Realizar este teste é a melhor opção para saber se está recuperado ou se o melhor é ficar em casa descansando. O que determina o teste?

  • Bem, se verifica que tem febre, dor muscular, obstrução respiratória ou mal-estar geral, deverá descartar a ideia de sair para correr até estar 100% recuperado.
  • Por outro lado, se os sintomas que observa são um pequeno congestionamento ou dor de garganta leve, não existe nenhum problema grave aparente que impeça você de sair para correr, assim sendo, força.

Lembre-se que esta análise é subjetiva, dado que a realizará você mesmo avaliando seu estado de saúde. No entanto, seguindo o sentido comum, se notar que está um pouco resfriado - você, que conhece seu corpo - e considera que pode piorar, não saia para correr durante uns dias. Além disso, dois dias de descanso não fazem mal a ninguém. Pense nisso!

Conselhos para correr resfriado

Se finalmente decidiu não abandonar o running apesar de seu leve resfriado, recomendamos a você tomar as seguintes medidas e precauções para evitar que sua saúde piore.

  • Equipamento adequado. É importante que não apanhe frio enquanto pratica esporte, e ainda mais se tem sintomas leves de resfriado. Desse modo, a indumentária será essencial para curar rápido e fazer corrida sem problemas. Aposte pela roupa térmica, que mantêm seu corpo quente e, ao mesmo tempo, são transpiráveis e não retêm o suor.
  • Além da roupa térmica, é importante cuidar das fossas nasais e a garganta, orifícios que podem se ver muito prejudicados se tomam frio. Cubra estas partes com uma touca para cobrir a boca e o nariz parcialmente. Também pode utilizar meias térmicas para os pés - berço de resfriados -, luvas para as mãos ou uma malha de lã quando as temperaturas estiverem muito baixas. A questão é evitar que o frio penetre em seu corpo e se instale.
  • Aquecer e alongar é imprescindível para iniciar qualquer treinamento, mas se começa a ficar doente, estes exercícios são ainda mais importantes, dado que seus músculos podem estar mais débeis e a energia mais baixa.
  • Durante os dias de resfriado deverá beber uma maior quantidade de água. Hidratar-se bem e ingerir mais líquidos ajudará você a superar as infecções respiratórias como a gripe ou o resfriado. Também irá muito bem o consumo de frutos e cítricos. Minerais e vitaminas é o que precisa para poder sair para correr mesmo estando resfriado.
  • E como sempre, não se esqueça de descansar e repousar adequadamente. Ainda que se trate de um pequeno resfriado, descanse mais que o normal para não prejudicar ainda mais sua baixa energia.

Para concluir, convidamos você a visitar seu médico em caso de notar qualquer sintoma de resfriado, ele dará as pautas necessárias para poder superá-lo rapidamente e poder voltar a correr com total normalidade. Não se esqueça que cada corpo é um mundo e que só você conhece o seu, assim, ainda que possa correr com um resfriado leve, é você quem tem a última palavra. Por nossa parte recomendamos a você parar dois dias, ganhar força e se recuperar bem do resfriado antes do dar tudo em suas corridas de running. O que acha?

Se pretende ler mais artigos parecidos a É bom correr se estou resfriado?, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.

Escrever comentário sobre É bom correr se estou resfriado?

É bom correr se estou resfriado?
1 de 2
É bom correr se estou resfriado?

Voltar ao topo da página