Diferença entre tonificar e aumentar músculo

Diferença entre tonificar e aumentar músculo
Imagem: vivirsalud.imujer.com

A diferença entre tonificar e aumentar músculo é muito fácil de entender. No primeiro caso, o que fazemos é trabalhar o músculo com o objetivo de o fortalecer, mas sem a necessidade de aumentar seu tamanho; enquanto no segundo, o que procuramos é precisamente este aumento. Por isso, os exercícios destinados a tonificar músculo e a ganhar volume são diferentes. Em umComo.com.br, explicamos com detalhes a diferença entre tonificar e aumentar músculo.

Passos a seguir:
1

Para esclarecer, a diferença entre tonificar e aumentar músculo, primeiramente explicaremos em que consiste tonificar um músculo ou ganhar tônus muscular em geral. Trata-se de trabalhar a massa muscular com exercícios que permitam que este se fortaleça e elimine a gordura em excesso que o recobre, mas sem que os músculos ganhem volume.

2

Deste modo, uma pessoa pode ter um bom tônus muscular e, ao mesmo tempo, ser magro. Se este é seu objetivo, recomendamos que leia este artigo no qual explicamos uma série de atividades que permitirão tonificar a musculatura.

3

Por sua vez, quando falamos de aumentar músculos referimos-nos ao nosso objetivo de que estes tenham mais volume e que nosso aspecto seja mais corpulento. Leia este artigo sobre como ganhar volume muscular. Nele, você poderá não apenas encontrar exercícios, como também recomendações de alimentação e de tipo de treinamento.

4

Em geral, para conseguir aumentar o volume muscular, você deverá fazer exercícios que trabalhem vários grupos musculares ao mesmo tempo. Não devemos nos conformar e deve ir aumentando de forma progressiva o peso usado nos exercícios, de maneira que seus músculos continuem se desenvolvendo.

5

Para compreender melhor a diferença entre tonificar e aumentar o músculo, podemos dizer que, para conseguir o primeiro, faremos exercícios com mais repetições e com pouco peso. Por sua vez, para ganhar volume, teremos que trabalhar com menos repetições e, inversamente, com mais peso em cada uma delas.

6

Se os conceitos descritos ao longo do artigo estiverem claros, você já poderá falar com mais confiança quando se referir à tonificação dos músculos ou, pelo contrário, ao aumento do volume muscular.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Diferença entre tonificar e aumentar músculo, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.