
A creatina é um suplemento muito útil no mundo do condicionamento físico para aumentar a massa muscular e melhorar o desempenho atlético. Tomada com responsabilidade, ela pode ter um impacto muito positivo no corpo, mas você também deve estar ciente se ela vence.
A creatina de fato expira como outros suplementos, mas após a data de expiração ela ainda pode estar em boas condições se for bem conservada. Para saber mais sobre se a creatina vence, como ela expira e se pode ser tomada após a data de validade, no umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.
Creatina vence ou não?
A creatina vence, mas o prazo de validade em que é comercializada pode ser muito maior do que os 2 a 3 anos normalmente indicados na embalagem. Mesmo quando submetida a temperaturas muito altas, a creatina permanece estável e não se degrada em creatinina, um subproduto da creatina, por um longo período de tempo.
Os efeitos da creatina diminuem significativamente após a conversão em creatinina. Mesmo quando armazenada em altas temperaturas (60ºC), a creatina monoidratada não se decompõe por mais de 4 anos. O prazo de validade da creatina, ou seja, o período de tempo em que ela é armazenada sem perda de qualidade ou eficácia do produto, é de aproximadamente 2 anos.
A data de validade indicada na embalagem que determina o prazo de validade da creatina é a data na qual os varejistas se baseiam para retirar seus produtos das prateleiras das lojas. No entanto, trata-se de uma diretriz de gerenciamento de estoque, ou seja, não é um endosso da segurança ou da qualidade do produto.
O que acontece se eu tomo creatina vencida?
A creatina é amplamente testada e, em geral, é segura para ser ingerida mesmo se estiver fora do prazo de validade ou vencida. Conforme mencionado acima, a creatina monoidratada é estável e não deve ter efeitos negativos, podendo persistir por vários anos após a data de validade.
Observe que as gomas de creatina com grumos não terão expirado, embora provavelmente tenham entrado em contato com a água, e geralmente são seguras para consumo. De qualquer forma, no umCOMO, recomendamos que você evite consumir creatina vencida, especialmente se ela tiver uma aparência diferente da habitual. Por exemplo, se ela tiver sido exposta a uma quantidade significativa de água ou se tiver ficado em temperatura ambiente por alguns dias, pois a eficácia do suplemento pode ser significativamente reduzida.
Embora as gomas de creatina com grumos e outras formas de suplementos de creatina possam ser tomadas sem problemas, é aconselhável parar de tomá-las se você notar mudanças na cor, um sabor estranho ou um odor forte. As bactérias podem ser a causa dessas alterações, mas elas geralmente só ocorrem quando os tabletes de creatina são expostos à temperatura ambiente por um longo período.
Como a creatina é um suplemento relativamente barato, você pode adquirir novos produtos se estiver preocupado ou não quiser tomar creatina que tenha passado da data de validade.

Como saber se a creatina está estragada
Observe atentamente o produto de creatina para ver se a data de validade já passou. Se apenas mais algumas semanas ou meses se passaram, o produto é perfeitamente seguro para consumo. No entanto, se tiver sido exposto à temperatura ambiente ou à umidade, pode ter estragado por desenvolver alterações ou crescimento bacteriano.
Nesses casos, seu consumo não é recomendado. Para saber se a creatina está ruim, preste muita atenção ao cheiro (muito forte ou desagradável), ao sabor (pode ser estranho) e às mudanças de cor. Se ela estiver com grumos e tiver sido armazenada adequadamente, você pode tomá-la, mas se estiver preocupado com sua condição, opte por descartá-la e compre uma nova.
Como guardar a creatina para conservar bem
As recomendações para o consumo e o armazenamento de suplementos vitamínicos se aplicam à creatina. Aqui estão as mais importantes:
- Compre creatina monoidratada. Essa é a forma mais segura e estável do mercado.
- Após o uso, você deve fechar o recipiente adequadamente e armazená-lo ao abrigo da luz.
- Armazene a creatina em um local fresco e seco, onde não ultrapasse 30º. Não a congele nem a exponha a temperaturas extremamente altas.
- Mantenha a creatina fora do alcance de crianças.
- Se você tomar creatina em pó, coloque utensílios limpos dentro do recipiente.
- Nunca altere a embalagem original em que a creatina é comercializada.
- Sempre verifique a data de validade do produto no momento da compra.
- Se a embalagem ficar molhada, coloque para secar em temperatura ambiente, mas nunca ao sol.
Em resumo, não há nada de errado se você tomar creatina vencida, pois ela é um composto muito estável que leva vários anos para se decompor. No entanto, ela é vulnerável à temperatura ambiente e à umidade, portanto, se você armazená-la corretamente, ela permanecerá em perfeitas condições.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Creatina vence?, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.