Partilhar

Como voltar aos treinos depois de uma lesão

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017

Após uma lesão, devemos ter muito cuidado na hora de retomar os treinos. A ansiedade de conseguir recuperar o quanto antes a forma anterior à lesão leva-nos a cair em erros que podem nos impedir de voltar a treinar permanentemente. Mas para voltar ao mesmo nível que tinha antes da lesão, é importante fazer um trabalho específico de reforço e alongamento muscular. Lembre-se que é importante seguir à risca todas as recomendações do médico para recuperar o mais rápido possível e poder treinar novamente. Para saber mais, continue lendo este artigo de umComo em que explicamos como voltar aos treinos depois de uma lesão.

Também lhe pode interessar: Vomitar durante o treino é normal?
Passos a seguir:
1

É importante que, depois de ter sofrido e recuperado de uma lesão, você não volte aos treinos por conta própria. Ou seja, o reinício deverá ser realizado sempre acompanhando de uma equipe de fisioterapia. Além disso, o seu retorno aos treinos deverá ser feito de forma gradual, de maneira a não provocar uma nova lesão. Lembre-se que apressar o retorno aos treinos pode trazer riscos ao atleta, como um novo dano na região ou uma reincidência das dores. Por isso e, para que isso não aconteça, deve manter a calma e seguir as recomendações dos especialistas.

Como voltar aos treinos depois de uma lesão - Passo 1
2

Muitas vezes, as lesões são causadas quando os treinos não estão sendo realizados de forma adequada ou não adotamos as posturas corretas na hora de realizar os exercícios. Por isso, deve-se valorizar esta questão antes de começar a treinar de novo. Se o que provocou a lesão foi o fato de não estar a realizar um determinado exercício de forma correta, então é importante que corrija isso uma vez que retorne aos treinos.

Se você pratica, por exemplo, levantamento de pesos no ginásio, deve saber a postura correta para o fazer para não prejudicar nenhum dos seus músculos ou tendões. No nosso artigo explicamos como levantar pesos corretamente.

3

Os alongamentos são uma rotina que devemos seguir sempre que treinamos, mas é algo que devemos prestar especial atenção no caso de começarmos a nos exercitar após ter estado um tempo parados devido a uma lesão. Para além disso, o alongamento é essencial especialmente nos casos de recuperação de uma lesão.

4

O período de adaptação que vamos precisar após voltarmos a treinar dependerá do tempo que estivermos parados. Assim, se não estivermos há mais de uma semana lesionados, um dia bastará, enquanto se estivermos sem fazer esporte há mais de um mês, precisaremos de no mínimo uma semana de adaptação.

A adaptação consistirá em realizar os treinamentos num ritmo muito menos intenso, sem forçar o corpo em absoluto. Devemos comprovar, especialmente, como responde a parte do nosso corpo que tenha sido lesionada no começo da atividade.

5

O fortalecimento muscular também é fundamental após a recuperação, pois isso vai ajudar o atleta a desenvolver novamente a atividade esportiva de forma mais segura, com menores riscos de ocorrer lesão. Esta é a melhor forma de prevenir este tipo de problema.

Aproveite e confira também que exercícios pode fazer se tem uma lesão no joelho.

6

Independente de estarmos lesionados por um problema ósseo ou muscular, recomenda-se fazer uma massagem na região afetada após cada nova sessão de treinamento. Com isso, estamos a ajudar a relaxar a região e estamos a contribuir para minimizar o risco da lesão se repetir, algo que poderia chegar a nos incapacitar para fazer esporte.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como voltar aos treinos depois de uma lesão, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.

Escrever comentário

1 de 2

Voltar ao topo da página