Partilhar

Como voltar a treinar depois de estar doente

Voltar a treinar depois de estar doente requer uma mudança de mentalidade planejando jornadas de adaptação. Com constância, uma boa programação e objetivos realistas e progressivos, conseguirá recuperar o seu estado de forma prévio à paragem obrigatória. É recomendável consultar sempre o seu médico antes de retomar a atividade física. Em umComo.com.br vamos oferecer a você uma série de conselhos para saber como voltar a treinar depois de estar doente.

Também lhe pode interessar: Como treinar para uma prova de resistência
Passos a seguir:
1

Voltar a treinar depois de estar doente por uma condição leve como uma gripe não precisa de grandes mudanças para que se volte a adaptar. Notará que, devido aos efeitos da própria doença e o descanso obrigatório que teve que tomar, o seu corpo não responderá como antes. Por isso, no primeiro dia faça a mesma rotina de exercícios que costumava fazer, mas num ritmo mais suave. No dia seguinte, já poderá retomar os seus treinamentos da forma habitual, além disso, é importante que não volte a fazer exercício até que esteja totalmente recuperado.

2

Por outro lado, no caso de ter parado com os seus treinos devido a uma doença mais grave, que tenha mantido você afastado da atividade física durante mais de duas semanas, precisará de 5 a 7 jornadas de adaptação. Durante essas primeiras sessões de treinamento depois de parar, deve se centrar em realizar, principalmente, exercícios aeróbicos e executados em muito baixa intensidade durante períodos longos.

3

É muito importante que comunique ao médico que tratou a sua doença e que quer voltar a treinar, uma vez que ele saberá detectar se já é o momento adequado para que o fazer e, caso assim for, dará a você conselhos em função da condição que tiver sofrido. Em todo caso, você é a pessoa que melhor conhece o seu corpo, assim, tem de estar muito atento a qualquer dor ou pequeno desconforto que notar quando voltar a treinar, especialmente se se ocorrer em alguma parte do seu corpo relacionada com o motivo da sua doença. Se não for cuidadoso, corre o risco de sofrer uma recaída.

4

Os aquecimentos prévios à sessão de treinamento quando esteve doente têm que ser bem mais intensos, já que os músculos terão perdido elasticidade durante a pausa por causa da condição e não estarão preparados para fazer atividade física. Os alongamentos também são bastante necessários, já que ajudarão a que a massa muscular recupere sua tonicidade e sua elasticidade perdida durante o tempo em que esteve doente.

5

A alimentação pode ajudar você na hora de voltar a treinar depois de estar doente. Aumente a ingestão de alimentos ricos em proteínas e carboidratos. Tenha em conta que nunca deve comer duas horas antes de iniciar suas sessões de treinamento. Fique bem hidratada e leve uma barrinha energética com você caso se sinta muito fraca quando praticar a atividade física. Neste artigo explicamos para você como fazer vitamina de proteínas.

6

Constância, paciência e progressão são três conceitos que tem que ter sempre presentes ao voltar a treinar depois de estar doente. Planeje bem suas sessões de treinamento, mas fixando-se em objetivos realistas. Pense que não será fácil recuperar a forma antes da doença, mas que se trabalhar de forma progressiva e sendo metódico, conseguirá.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como voltar a treinar depois de estar doente, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.

Escrever comentário sobre Como voltar a treinar depois de estar doente

Voltar ao topo da página