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Como utilizar o bosu no Pilates

Por Sara Viega. Atualizado: 12 agosto 2019
Como utilizar o bosu no Pilates

O bosu é um aparelho utilizado no Pilates que consiste em meia esfera ou meia bola. Bosu, que provém de "both sides up" significa "ambos os lados para cima"; isto é, que podemos usá-lo com a semiesfera para acima ou para baixo. Se você pratica Pilates habitualmente, é interessante se habituar à utilização do bosu, já que proporciona um trabalho intenso com maior estabilidade que um fitball.

Vai precisar de:
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Passos a seguir:
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O bosu é utilizado em aulas de Pilates, bem como em treinamentos físicos e centros de fisioterapia.

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Antes de tudo, procure um centro de Pilates onde sejam dadas aulas a grupos reduzidos. Se você pratica pilates em uma academia, pode correr o risco de sofrer lesões já que as aulas nunca são personalizadas.

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Realize os exercícios em frente a um espelho. Desta forma, você poderá corrigir sua postura e adquirir o controle sobre o seu corpo com maior eficácia.

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É recomendável que tenha uma mínima formação em Pilates antes de começar a utilizar o bosu. Assim poderá aplicar certos exercícios de solo ao bosu.

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O bosu é prático porque nos permite ampliar certos movimentos que no solo podem ficar ligeiramente limitados.

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Não é recomendável praticar Pilates com calçado. Trabalhe com meias ou sem elas para ter uma melhor aderência.

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Suba no bosu sem medo, pois a parte plana é antiderrapante. Pode colocá-lo em cima de um colchonete.

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O bosu é utilizado para trabalhar o equilíbrio e aprender a controlar a estabilidade de nosso corpo.

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As condições de instabilidade proporcionadas pelo bosu aumentam a intensidade dos exercícios e beneficiam grupos musculares internos que não estamos habituados a trabalhar ou sentir.

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É muito útil para reforçar os pés e os tornozelos, bem como as mãos e os pulsos. Por isso, é utilizado em recuperações de entorse e lesões de tornozelos e pés.

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Também é utilizado para trabalhar a área abdominal, cervical, os ombros, cotovelos, joelhos, bíceps e tríceps.

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Siga as indicações de seu monitor e conheça a grande variedade de exercícios que podem ser praticados sobre o bosu, seja pelo lado curvo como pelo lado plano.

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Um exercício completo é o "elefante". Coloque-se sobre a parte curva, apoiando as mãos e os joelhos no centro da bola. Você parecerá um elefante de circo. Estique os braços e as pernas alternando e combinando-os.

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Assim trabalhará não só braços e pernas, mas também a área abdominal e melhorará sua capacidade de concentração.

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Conselhos
  • Lembre-se de usar roupa confortável e prender o cabelo.

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