Partilhar

Como utilizar o bosu no Pilates

Por Sara Viega. Atualizado: 12 agosto 2019
Como utilizar o bosu no Pilates

O bosu é um aparelho utilizado no Pilates que consiste em meia esfera ou meia bola. Bosu, que provém de "both sides up" significa "ambos os lados para cima"; isto é, que podemos usá-lo com a semiesfera para acima ou para baixo. Se você pratica Pilates habitualmente, é interessante se habituar à utilização do bosu, já que proporciona um trabalho intenso com maior estabilidade que um fitball.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como respirar no Pilates
Passos a seguir:
1

O bosu é utilizado em aulas de Pilates, bem como em treinamentos físicos e centros de fisioterapia.

2

Antes de tudo, procure um centro de Pilates onde sejam dadas aulas a grupos reduzidos. Se você pratica pilates em uma academia, pode correr o risco de sofrer lesões já que as aulas nunca são personalizadas.

3

Realize os exercícios em frente a um espelho. Desta forma, você poderá corrigir sua postura e adquirir o controle sobre o seu corpo com maior eficácia.

4

É recomendável que tenha uma mínima formação em Pilates antes de começar a utilizar o bosu. Assim poderá aplicar certos exercícios de solo ao bosu.

5

O bosu é prático porque nos permite ampliar certos movimentos que no solo podem ficar ligeiramente limitados.

6

Não é recomendável praticar Pilates com calçado. Trabalhe com meias ou sem elas para ter uma melhor aderência.

7

Suba no bosu sem medo, pois a parte plana é antiderrapante. Pode colocá-lo em cima de um colchonete.

8

O bosu é utilizado para trabalhar o equilíbrio e aprender a controlar a estabilidade de nosso corpo.

9

As condições de instabilidade proporcionadas pelo bosu aumentam a intensidade dos exercícios e beneficiam grupos musculares internos que não estamos habituados a trabalhar ou sentir.

10

É muito útil para reforçar os pés e os tornozelos, bem como as mãos e os pulsos. Por isso, é utilizado em recuperações de entorse e lesões de tornozelos e pés.

11

Também é utilizado para trabalhar a área abdominal, cervical, os ombros, cotovelos, joelhos, bíceps e tríceps.

12

Siga as indicações de seu monitor e conheça a grande variedade de exercícios que podem ser praticados sobre o bosu, seja pelo lado curvo como pelo lado plano.

13

Um exercício completo é o "elefante". Coloque-se sobre a parte curva, apoiando as mãos e os joelhos no centro da bola. Você parecerá um elefante de circo. Estique os braços e as pernas alternando e combinando-os.

14

Assim trabalhará não só braços e pernas, mas também a área abdominal e melhorará sua capacidade de concentração.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como utilizar o bosu no Pilates, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.

Conselhos
  • Lembre-se de usar roupa confortável e prender o cabelo.

Escrever comentário sobre Como utilizar o bosu no Pilates

Como utilizar o bosu no Pilates
Como utilizar o bosu no Pilates

Voltar ao topo da página