Partilhar

Como treinar para uma prova de resistência

Uma das melhores atividades esportivas que podem ser feitas para se manter em forma é correr. Além de melhorar a sua saúde física, esta prática pode ajudar a liberar o estresse e a desocupar a mente. É por isso que ultimamente muitas pessoas aderiram ao fenômeno do running, preparando-se para corridas populares. Mas às vezes, o problema de muitas pessoas é que não fazem bem esta atividade. A falta de constância, querer fazer mais quilômetros dos que deve, não seguir uma intensidade adequada ou não respeitar os tempos de descanso, são alguns dos motivos pelos quais algumas pessoas deixam de correr depois de pouco tempo. Por isso, em umComo.com.br vamos dar-lhe alguns conselhos práticos sobre como treinar para uma prova de resistência.

Também lhe pode interessar: Como treinar para um Ironman
Passos a seguir:
1

Apesar de parecer assim no começo, esta atividade não é tão simples como sair para correr nos dias da semana mantendo um mesmo ritmo e percorrendo sempre os mesmos quilômetros. Fazer um bom treinamento é fundamental para ter uma maior resistência de forma mais rápida, evitando possíveis lesões e sem cair no tédio que nos possa levar a deixá-lo.

2

Algo imprescindível para começar é fazer um calendário e escolher bem os dias para treinar. Para os iniciantes, três dias por semana no começo é o melhor. Gradativamente poderá ir aumentando os dias à medida que for ficando em forma. Não queira aumentar uma marcha porque às vezes "menos é mais" e "mais é menos". Os descansos podem ser marcados da seguinte maneira:

  • Dia de treinamento suave/dia de descanso.
  • Dia de treinamento duro/dois dias de descanso.
Como treinar para uma prova de resistência - Passo 2
3

Outro aspecto importante a considerar para treinar para uma prova de resistência é o de começar com uma distância que possa assumir para seu estado físico. À medida que avança nas semanas, poderá ir aumentando esta distância e colocar novos desafios que sejam alcançáveis para você. Aconselhamos, por exemplo, que aumente a distância em 5 ou 10% a mais por semana.

4

Na variedade está o gosto. Evite a rotina e marque diferentes ritmos. Por exemplo, um dia pode correr pouca distância com uma velocidade elevada, outro dia pode fazer uma corrida longa e suave e, no terceiro dia, pode fazer séries: 5 séries de 300 metros a ritmo intenso é uma boa fórmula para começar.

5

Fazer isso dessa forma permitirá a você ganhar resistência. Além disso, com cada prática trabalha-se um tipo de resistência diferente:

  • Nos dias que fizer séries trabalhará a resistência anaeróbica e fortalecerá os músculos das pernas.
  • Nos dias de corrida longa trabalhará a resistência aeróbica.
  • Os dias de corrida rápida e intensa ajudarão você a trabalhar a fadiga para que seja capaz de resistir a esforços prolongados.

Acompanhar estes exercícios com treinamentos de bicicleta ou natação será um fundamental para aumentar ainda mais a resistência.

6

Realizando bem estes exercícios e tendo paciência e constância, em poucas semanas notará a melhoria e em poucos meses estará preparado para participar em corridas e provas de resistência.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como treinar para uma prova de resistência, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.

Escrever comentário sobre Como treinar para uma prova de resistência

1 de 4

Voltar ao topo da página