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Como treinar para um Ironman

Por Nelson Ferreira. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como treinar para um Ironman
Imagem: digitaltriathlon.com

Para participar em um ironman tem que ter uma boa forma física, porque se o nosso ponto de partida não for bom, devemos ir com calma e planejar o nosso objetivo a longo prazo. Se já temos um nível elevado, devemos centrar-nos em seguir umas rotinas de treinamento que nos torne versáteis na hora de mudar de disciplina - natação, ciclismo, maratona - sem perder a eficácia e todo o exigente nível desta competição. Em umComo.com.br explicamos-lhe como treinar para um Ironman.

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Passos a seguir:
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O ironman é a prova de triatlo mais dura que existe, assim sendo quando começamos a treinar temos que nos mentalizar de que lhe vamos dedicar muitas horas do dia, de que seremos constantes e de que também teremos que cuidar de aspetos além do esporte, como por exemplo a alimentação.

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Antes de entrar em detalhe nos treinamentos, é bom realçar que o descanso é uma parte chave na preparação para um ironman. Assim sendo, um dia por semana não devemos treinar, e eventualmente, a unica atividade esportiva que faremos serão alongamentos pela manha.

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Já quanto à preparação do esporte, teremos que reforçar as nossas competências em cada uma das disciplinas do ironman: ciclismo, maratona e natação. Por isso, o plano de treinamento semanal incluirá uma combinação destas disciplinas.

O tempo que dedicamos a cada um dos esportes dependerá da nossa forma física, mas o objetivo é que três semanas antes da prova possamos treinas, em cada sessão:

  • 3 horas de bicicleta.
  • 1.500 metros de natação.
  • 2 horas de corrida.
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Este é um plano de treinamento adequado para preparar um ironman, adaptável a cada pessoa em função das preferências/lacunas de cada disciplina.

  • Segunda-feira: Bicicleta + corrida.
  • Terça-feira: Natação + exercícios de potência na academia.
  • Quarta-feira:Bicicleta + exercícios de resistência na academia.
  • Quinta-feira: Descanso + alongamentos
  • Sexta-feira: Natação + corrida
  • Sábado: Bicicleta
  • Domingo: Natação + corrida
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Como dissemos anteriormente, além da preparação física, a alimentação é muito importante para preparar uma prova do calibre de um ironman.

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