Partilhar

Como tratar os espasmos nas costas

Como tratar os espasmos nas costas

Os espasmos nas costas provocam dores intensas nas costas, e o problema das dores nas costas são bastante difíceis de suportar. Algumas doenças ou problemas médicos graves podem causar espasmos nas costas, uma hérnia discal ou lesão desportiva, por exemplo, muitas vezes pode ser o resultado do mau uso dos músculos e/ou da vida sedentária.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Exercícios benéficos para as costas
Passos a seguir:
1

No início, quando começam os espasmos nas costas trate os espasmos com frio, com um saco de gelo, para limitar a inflamação e o fluxo sanguíneo, uma vez que ambos produzem um aumento da dor depois de uma lesão. O frio pode ajudar em futuros espasmos musculares, principalmente se uma almofada elétrica não fornece alívio. Caso contrário, mude para uma compressa quente e use-a envolvendo os músculos se as dores nas costas continuam.

2

Descanse o mais possível durante os primeiros dois ou três dias, se for necessário, para permitir que a lesão muscular se cure, tente manter alguma mobilidade, a menos que lhe seja indicado o contrário. Apesar de poder ser doloroso, caminhar alguns minutos várias vezes ao dia vai ajudar a evitar que outros músculos se atrofiem devido à falta de uso.

3

Eleve as pernas para tratar os espasmos nas costas e tente aliviar a pressão nas costas. A melhor posição para muitos pacientes é deitarem-se no chão com os joelhos dobrados num ângulo de 90 graus ou colocando os gémeos em repouso no assento de uma cadeira. Outras medidas incluem a elevação das pernas sobre almofadas ou colocando os pés sobre um banco enquanto está sentado, elevando os joelhos acima da pélvis. Um mau alinhamento da pélvis pode causar mais susceptibilidade de ter espasmos nas costas.

4

Fale com o seu médico ou farmacêutico sobre os medicamentos que pode tomar para o tratamento de espasmos nas costas. Para a maioria dos pacientes será melhor uma anti-inflamatório como o ibuprofeno ou o naproxeno, mas para algumas pessoas pode ser receitado aspirinas ou paracetamol. No tratamento médico pode ser recomendado alguns medicamentos adicionais como relaxantes musculares.

5

Tente fazer exercícios de alongamento para as pernas e para as costas destinados a forçar as costas à medida que melhora, a menos que isto agrave a dor nas costas. Um exercício consiste em deitar-se no chão com os joelhos dobrados e as plantas dos pés colocadas no chão. Agarre um joelho e puxe suavemente até ao peito, mantenha durante 5 a 10 segundos e volte à posição original, depois mude para o outro joelho. Repita 5 a 10 vezes em cada lado. Tenha em conta que é melhor começar o exercício uns dias durante o processo de cura, quando a dor for menos grave, ou quando o médico recomendar.

6

Utilize técnicas de distração e relaxamento para o tratamento de espasmos nas costas e também para reduzir o sofrimento. Quer seja a meditação ou a leitura, manter a sua mente longe da dor de costas pode ajudar a relaxar, respire de forma eficiente para promover a cura.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar os espasmos nas costas, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.

Conselhos
  • Solicite aconselhamento de modo a minimizar dores futuras através de exercício e outras mudanças de estilo de vida.
  • Mantenha as suas expetativas razoáveis, uma vez que os espasmos nas costas podem ser lentos de se curar.
  • Deve saber que nem sempre a severidade da dor nem sempre equivale à gravidade da lesão ou causa.
  • Verifique a qualidade do seu colchão enquanto trata os espasmos nas costas, se não é suficientemente firme pode agravar a sua condição.
  • Consulte um profissional de saúde antes de começar qualquer tratamento para os espasmos nas costas.

Escrever comentário sobre Como tratar os espasmos nas costas

Como tratar os espasmos nas costas
Como tratar os espasmos nas costas

Voltar ao topo da página