Partilhar

Como ter as costas fortes e saudáveis

Como ter as costas fortes e saudáveis

Uma porcentagem muito alta da população sofre ou sofrerá de dores nas costas. Segundo algumas estatísticas 30% sofre de dor crônica nas costas, o que quer dizer uma dor contínua durante alguns meses do ano. As causas principais, além das doenças congênitas, são a falta de tônus muscular, os esforços físicos exagerados e a falta de higiene postural. Tendo em conta que as costas são o eixo de suporte do corpo, e que, além disso, são as responsáveis por dar estabilidade ao aparelho locomotor e intervir na maioria dos movimentos, por isso é vital manter as costas fortes e saudáveis, mantendo os músculos fortes e flexíveis.

Também lhe pode interessar: Como alargar as costas e ombros
Passos a seguir:
1

Deve começar a fazer exercício ainda jovem, é importante tomar consciência de seu próprio corpo, e evitar assim possíveis incômodos no futuro. A natação terapêutica e as disciplinas que se baseiam nos alongamentos são uma boa maneira de cuidar das costas. Deve-se fazer atividades que permitam alongar e ao mesmo tempo aumentar a musculatura. A partir dos 50 anos o exercício adaptado a cada pessoa, bem como o trabalho da musculatura é muito importante nesta etapa da vida, já que contribui para manter o corpo mais jovem.

2

Muitas das lesões nas costas ocorrem em trabalhos que precisam de um grande esforço físico, ou, pelo contrário, por estar o dia todo sentado. Os dois casos (excesso de carga ou imobilidade) são situações antinaturais para as costas, que lhe causam desequilíbrios de diferentes graus.

3

Praticar esporte de intensidade, garante uma musculatura forte, equilibrada e flexível e uma fixação correta de todas as articulações do corpo e, assim, diminui o risco de sobrecarregar a coluna vertebral e melhora o funcionamento e a estabilidade.

4

A melhor prevenção para a dor nas costas é manter bons hábitos posturais e ter uma boa forma física.

5

O esporte suave também ajuda a liberar as tensões que se acumulam nas costas e nas cervicais. Portanto ajudarão você a ter costas fortes e saudáveis.

6

Veja também alguns exercícios benéficos para as costas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ter as costas fortes e saudáveis, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.

Conselhos
  • Se você vir que tem dificuldade de ter costas fortes e saudáveis e sentir dor, procure rapidamente seu médico.

Escrever comentário sobre Como ter as costas fortes e saudáveis

Como ter as costas fortes e saudáveis
Como ter as costas fortes e saudáveis

Voltar ao topo da página