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Como se preparar para começar a corrida

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como se preparar para começar a corrida

Se você quer começar a cuidar do seu corpo ou retomar a atividade física, a primeira opção é a corrida. O running, a corrida da vida toda, é uma atividade física completa, fácil de realizar e que nos ajuda a preparar nosso corpo para qualquer outra atividade física ou esporte que queiramos praticar: para jogar futebol ou basquete, por exemplo, o condicionamento físico da corrida é imprescindível para aguentar uma partida completa.Além disso, comprar equipamento de corrida é bem mais barato do que de outros esportes, e você não precisa de mais ninguém para praticá-lo: simplesmente calce um bom tênis de running, e pode começar! Ou não?Na verdade não, porque antes de sair à rua ou ao parque para começar a correr, há uma série de conselhos que é importante que você tenha em conta sobre como se preparar para começar a corrida.

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Passos a seguir:
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Para preparar nossa tabela semanal de exercícios, primeiro é preciso conhecer nossos limites. Para não se frustrar logo no começo, o melhor é começar correndo 10-15 minutos duas vezes por semana.

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É conveniente seguir, pelo menos no começo, a mesma rota, para aprender quais serão as zonas onde podemos dosar-nos e quais exigirão maior esforço. Alterne suas primeiras saídas com passeios caminhando para conhecer o percurso.

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Se você já praticava corrida e quer voltar a fazê-lo, não tente continuar do mesmo ponto em que você a deixou. Você com certeza vai notar a falta de prática, portanto recomece com distâncias mais curtas e em um ritmo mais suave, até sentir que recuperou a força.

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Antes da cada sessão, você deve alongar e aquecer os músculos, e depois soltá-los e relaxá-los, terminando com uma pequena série de abdominais. Entre o aquecimento e o pós-corrida você deve levar no total a metade do tempo que você tiver corrido (se você correu 10 minutos, 2-3 minutos para aquecer e 2-3 para soltar os músculos).

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Tente praticar a corrida sempre à mesma hora do dia. Assim seu corpo vai se acostumar a render nas mesmas horas. Se você vai fazer sessões leves, pela manhã é melhor porque ajuda a ativar o corpo. Se as sessões forem mais pesadas, pela tarde é perfeito para ter tempo depois para recuperar as energias.

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Conselhos
  • O calçado é fundamental. Trate de encontrar um tênis adequado para o seu peso, seu tipo de pisada e sua transpiração.
  • O peso do tênis também é importante. Quanto mais leve ele for, mais fácil será enfrentar a corrida.

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1 comentário
núbia santos
corro a um mês e comecei a sentir dor na canela e com as pernas e pés pesados durante a atividade. o pode estar acontecendo? o site tem me ajudado muito.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Olá Núbia, a sensação de pés e pernas pesados pode ser devido ao esforço que está fazendo com os seus músculos. Quanto à dor na canela é melhor ir a um médico para verificar se não deslocou nada. Lembre-se que antes e depois da corrida é muito importante fazer alongamentos, pois previne lesões. Obrigada pelo seu comentário e continue a acompanhar-nos :)

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