Partilhar

Como se exercitar na esteira

Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como se exercitar na esteira
Imagem: osul.com.br

Na academia, principalmente, a esteira faz parte do treino inicial da maioria dos atletas. O aparelho proporciona um exercício aeróbico que pode ajudar na queima de muitas calorias. Mesmo parecendo simples usar o aparelho, é importante saber como se exercitar na esteira para evitar lesões. Confira as dicas que o umComo.com.br separou para você sobre o assunto.

Também lhe pode interessar: Como treinar na esteira ergométrica
Passos a seguir:
1

Embora as caminhadas sejam extremamente saudáveis para quem deseja fazer atividades físicas, caminhar ou correr na esteira possui algumas vantagens, já que por meio do aparelho fica mais fácil controlar a velocidade com que se movimenta e outros aspectos, como inclinação, ritmo, distância, etc. Além disso, mesmo em condições adversas do clima é possível fazer o exercício e a esteira consegue amortecer o impacto da atividade em até três vezes, tornando a caminhada ou corrida mais confortável.

Como se exercitar na esteira - Passo 1
Imagem: corpoeestetica.com
2

Ao se exercitar na esteira é essencial saber como usar o aparelho, para manter a segurança e eficiência da atividade. O primeiro passo é ter um calçado adequado, que deve contar com as mesmas características do tênis certo para a atividade na rua, ou seja, sistema de amortecimento e de ventilação. Da mesma forma ocorre com a roupa, para usar a esteira são indicados trajes leves e que não prejudiquem os movimentos. Outra atenção é quanto à duração do exercício, a qual não é recomendada que ultrapasse uma hora por dia, já que o movimento é bastante repetitivo.

3

Ao usar a esteira a pessoa deve ainda cuidar da sua postura, inclusive, para não inclinar o tronco, o que pode acontecer quando o usuário vai olhar o painel do aparelho. Também não é recomendado apoiar as mãos nos suportes laterais, o que vai prejudicar os movimentos do quadril. Já para começar o exercício, é aconselhado que a pessoa permaneça com os pés nas laterais, fora da esteira, e que apenas depois que ela seja ligada os pés comecem o movimento.

4

Já que a esteira possui tanto o benefício de trabalhar a frequência cardíaca, o que vai beneficiar coração, pulmões e músculos, quanto o de emagrecer ao queimar calorias, é importante que antes de iniciar a atividade o usuário seja orientado por um profissional competente sobre qual o melhor treinamento. O aparelho pode oferecer resultados diferentes conforme os objetivos de cada pessoa. De forma geral, quem deseja perder peso deve fazer um exercício constante com intensidade menor. Enquanto isso, se a ideia é aumentar a resistência o mais adequado são treinos que contem com variações de intensidade.

Como se exercitar na esteira - Passo 4
Imagem: midiasport.com.br
5

A esteira pode ainda ajudar quem busca o desenvolvimento de massa magra, beneficiando-se inclusive dos aparelhos que possuem as funções de inclinar. Quanto maior a inclinação do aparelho, mais dos músculos são exigidos, fazendo com que se exercitem. No entanto, é necessário ainda contar com a musculação se o objetivo é desenvolver os músculos. Por fim, vale lembrar que para aparecerem os resultados esperados é importante que a atividade seja feita ao menos duas vezes por semana, sendo que entre eles deve haver um descanso para que as articulações não sejam lesionadas.

6

Aproveite e confira também estes artigos sobre:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se exercitar na esteira, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.

Escrever comentário sobre Como se exercitar na esteira

Como se exercitar na esteira
Imagem: osul.com.br
Imagem: corpoeestetica.com
Imagem: midiasport.com.br
1 de 3
Como se exercitar na esteira

Voltar ao topo da página