Partilhar

Como são os exercícios calistênicos

Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como são os exercícios calistênicos
Imagem: estilostiletto.com

A principal característica dos exercícios calistênicos é que eles não precisam de elementos externos que ajudem a exercitar nossos músculos, já que usam o próprio peso do corpo para fazer força com um determinado grupo de músculos. Por isso, não é necessário ir a uma academia para praticá-los, porque podemos fazê-los em nossa própria casa. Neste artigo, você pode encontrar mais detalhes sobre a calistenia. Para que você saiba como praticá-la, em umComo.com.br explicamos como são os exercícios calistênicos.

Passos a seguir:
1

Como dissemos, o peso de nosso próprio corpo é o que permitirá exercitar de forma otimizada os exercícios calistênicos. As diferentes posturas e os diferentes movimentos otimizarão nossas atividades, de forma que não precisaremos de elementos externos como bolas, aparelhos, pesos ou halteres.

2

Outra característica dos exercícios calistênicos é que, ao se basear em movimentos naturais de nosso próprio corpo, grupos musculares são trabalhados e a otimização de cada sessão de trabalho é máxima.

3

Para trabalhar as costas, um exercício calistênico é deitar no solo de bruços, sobre uma esteira. Deve colocar as palmas das mãos contra o solo, à altura dos ombros. Depois, faça força com os braços para levantar as costas.

Deste modo, sem a necessidade de aparelhos, estamos trabalhando uma grande quantidade de músculos, utilizando para isso nosso próprio peso.

4

Com os exercícios calistênicos também podemos exercitar o peito. Para isso, nos agarramos ao marco superior de uma porta com as mãos, e fazemos força para levantar o corpo o máximo possível. Obviamente, para realizar este exercício temos de estar em ótima forma, pois teremos de fazer muita força.

5

Uma atividade calistênica bem mais acessível mas também eficiente, ainda que não o pareça, consiste em ficar de pé em frente a uma parede, a 1 metro de distância, e apoiar as palmas das mãos contra a superfície. Depois, sem mover os pés, deixamos cair o corpo contra a parede dobrando os braços e retornamos depois à posição inicial, flexionando e esticando nossas extremidades superiores.

Deste modo tão simples, trabalharemos os músculos dos braços.

6

Clássicos exercícios como os agachamentos, os abdominais ou as flexões também são exercícios calistênicos. Podemos praticá-los em qualquer lugar e sem necessidade de elementos externos, conseguindo trabalhar sobre grupos musculares de forma eficiente ao fazer uso do peso de nosso próprio corpo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como são os exercícios calistênicos, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.

Escrever comentário

Como são os exercícios calistênicos
Imagem: estilostiletto.com
Como são os exercícios calistênicos

Voltar ao topo da página