Como respirar no Pilates

Como respirar no Pilates

O método Pilates criado por Joseph H. Pilates, é uma prática ou ginástica muito completa para exercitar o corpo e a mente. Apesar de estar relacionada com o yoga, seus exercícios podem chegar a ser de grande intensidade respondendo a diferentes níveis. Algumas séries são praticadas no solo, outras com a utilização de aparelhos como a bola fitball, o bosu ou outro tipo de bolas, e outras séries são praticadas na máquina reformer. A seguir darei a você alguns conselhos para que aprenda a respirar no Pilates.

Vai precisar de:
Passos a seguir:
1

Procure um centro de Pilates onde sejam dadas aulas a grupos reduzidos. Se você pratica Pilates em uma academia, pode correr o risco de sofrer lesões, já que as aulas nunca são personalizadas.

2

Realize os exercícios diante de um espelho. Deste modo você poderá corrigir sua postura e adquirir o controle sobre seu corpo com maior eficácia.

3

Aprender a respirar corretamente é o mais importante quando você se inicia no Pilates. Isto garantirá o sucesso e a intensidade de seus exercícios e fará com que o trabalho de musculação seja visível sobre seu corpo em muito pouco tempo.

4

Respirar desta forma ajudará você não só a ganhar musculatura, mas também a relaxar e a evitar situações de estresse.

5

Para isso, o monitor fará você deitar-se no solo sobre um colchonete, colocando os quadris em posição neutra. Você poderá realizar as respirações com as pernas esticadas ou flexionadas.

6

Uma boa respiração diafragmática consiste em inspirar pelo nariz e expirar fortemente pela boca como se fizesse vapor sobre um espelho, fechando suas costelas e a faixa torácica e apertando sua cintura para dentro, como se você vestisse uma calça um número menor.

7

Para um trabalho correto você deveria fazer ruído ao expulsar o ar. Pense em levar o umbigo para suas costas.

8

Coloque suas mãos sobre as laterais das suas costelas para notar como se incham e aprenda a levar o ar para esses pontos laterais evitando abrir as costelas para cima.

9

Aproveite a fitball. Deite-se de bruços abraçando a bola e ao inspirar leve o ar à zona lateral de suas costelas. Você notará como a zona das costas se abre e estica.

10

Se tiver dificuldade de aprender a expulsar o ar com força, coloque-se frente a um espelho e faça vapor com as expirações. Lembre-se dessa sensação enquanto trabalhar.

11

Uma vez que você saiba respirar bem, já poderá realizar o "hundred". Lembre-se que você deverá aplicar este tipo de respiração em todos os exercícios.

12

O hundred é um clássico exercício de Pilates que é realizado ao início da aula em modo de aquecimento, o qual implica um trabalho dos músculos respiratórios, da zona abdominal, dos braços e dos ombros. Consiste em realizar 100 respirações (daí seu nome) bombeando os braços enquanto inspira e expira em intervalos de 5 tempos.

13

Habitue-se a manter este tipo de respiração em sua vida diária e verá como melhora sua forma física e mental e sua qualidade de vida.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como respirar no Pilates, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.

Conselhos
  • Lembre-se de vestir roupa cĂ´moda e usar o cabelo preso.