Como respirar ao nadar


A respiração é um dos aspectos que mais devemos controlar quando fazemos qualquer tipo de esporte, mas principalmente na natação, onde combinamos nosso meio habitual com o aquático. A regra geral para respirar ao nadar é pegar o ar enquanto estamos com a cabeça fora de água e expulsá-lo quando voltamos a nos submergir. Em umComo.com.br explicamos a você, com detalhes, como respirar ao nadar.
Ao nadar crawl, devemos girar a cabeça para um lado para poder tirar o nariz e a boca da água e pegar ar. Apesar de parecer algo complicado, quando começar verá que é algo que fará de forma bastante automática.

O que você precisa fazer é girar a cabeça para o lado contrário da braçada, de forma que se estiver avançando sobre a água impulsado pelo braço direito, tem que girar a cabeça para a esquerda para inspirar, do jeito que aparece na imagem de cima.
Quando retirar o braço direito e começar a avançar o esquerdo, você deverá girar a cabeça outra vez para o centro, de forma a que o nariz e a boca fiquem sob a água. É nesse momento que deve soltar o ar.

A seguir, gire a cabeça para a direita à medida que se impulsiona com o braço esquerdo e pegue o ar de novo quando o nariz e boca já estiverem fora de água.
No estilo borboleta, é óbvio que deve inspirar quando estiver com o corpo fora de água e soltar com força enquanto estiver submerso. Nadando de costas não precisa de nenhuma técnica especial de respiração, já que terá o nariz e a boca para fora em todo momento.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como respirar ao nadar, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades esportivas.