Partilhar

Como reduzir minha resistência na água

Como reduzir minha resistência na água

Reduzir nossa resistência na água é, sem dúvida, a maneira mais fácil e eficiente de ser mais rápido nadando. Para isso, é indispensável trabalhar em como conseguir manter uma postura nivelada na água. Antes de perder tempo tentando conseguir um melhor impulso na saída da corrida por meio de pontapés fortes, concentre-se por completo em reduzir a resistência de seu corpo na água. Desta forma, conseguirá maior velocidade com menor esforço.

Também lhe pode interessar: Como melhorar a resistência ao nadar

Por que se produz a resistência na água?

A resistência de nosso corpo na água se produz quando as partes superiores de nosso corpo, isto é, a cabeça, os ombros e a parte alta dos braços, se posicionam mais próximos à superfície que os quadris e os pés, que progressivamente vão afundando cada vez mais. Nesta posição, na qual o tronco está levemente inclinado para cima, aparece a resistência no pescoço, no abdômen, nos quadris, nos joelhos e nos pés a avançar com a mesma velocidade.

Para enfrentar este fenômeno, é importante entender que o corpo funciona na água como uma balança: quando uma parte sobe, a outra baixa. E para encontrar o equilíbrio, existem 3 hábitos muito úteis.

3 truques para manter o corpo em equilíbrio

  • Cabeça: Quando olha para a frente enquanto nada, sua cabeça se ergue sobre a superfície da água, fazendo com que os quadris e pernas se afundem. Se sua cabeça se submerge na água, então suas pernas e quadris emergem à superfície. Solução? Em vez de manter suas sobrancelhas, testa ou a linha do cabelo mesmo na altura da linha da água, mergulhe sua cabeça para que a linha da água esteja na altura da nuca.
  • Braços: No momento em que o braço entra na água e avança para a frente para completar sua extensão, os dedos não devem estar em cima ou mesmo embaixo da superfície: devem estar submersos a uns 10 cm abaixo da linha da água.
  • Pressão: Graças aos pulmões, a cavidade torácica aguenta muito ar. Quando a parte superior do peito afunda na água, a parte baixa se eleva. Mantenha esta pressão na parte superior do peito enquanto gira. O movimento seria o seguinte: apoie-se primeiro em sua axila, gire a clavícula e apoie-se na axila contrária.

Depende de sua compleição

Também depende de cada compleição aplicar um ou outro ajuste. Um corpo com tendência a acumular gordura nos quadris e nas coxas flutuará bem mais facilmente que um magro e fibroso. Ambos os tipos de corpos podem ser nivelados na água, mas com diferentes estratégias. Em geral, quanto mais magro e musculoso estiver, mais precisará manter a cabeça e os braços afundados para manter o equilíbrio, e vice-versa.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como reduzir minha resistência na água, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades esportivas.

Escrever comentário sobre Como reduzir minha resistência na água

Como reduzir minha resistência na água
Como reduzir minha resistência na água

Voltar ao topo da página