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Como reduzir minha resistência na água

Por Sara Viega. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como reduzir minha resistência na água

Reduzir nossa resistência na água é, sem dúvida, a maneira mais fácil e eficiente de ser mais rápido nadando. Para isso, é indispensável trabalhar em como conseguir manter uma postura nivelada na água. Antes de perder tempo tentando conseguir um melhor impulso na saída da corrida por meio de pontapés fortes, concentre-se por completo em reduzir a resistência de seu corpo na água. Desta forma, conseguirá maior velocidade com menor esforço.

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Por que se produz a resistência na água?

A resistência de nosso corpo na água se produz quando as partes superiores de nosso corpo, isto é, a cabeça, os ombros e a parte alta dos braços, se posicionam mais próximos à superfície que os quadris e os pés, que progressivamente vão afundando cada vez mais. Nesta posição, na qual o tronco está levemente inclinado para cima, aparece a resistência no pescoço, no abdômen, nos quadris, nos joelhos e nos pés a avançar com a mesma velocidade.

Para enfrentar este fenômeno, é importante entender que o corpo funciona na água como uma balança: quando uma parte sobe, a outra baixa. E para encontrar o equilíbrio, existem 3 hábitos muito úteis.

3 truques para manter o corpo em equilíbrio

  • Cabeça: Quando olha para a frente enquanto nada, sua cabeça se ergue sobre a superfície da água, fazendo com que os quadris e pernas se afundem. Se sua cabeça se submerge na água, então suas pernas e quadris emergem à superfície. Solução? Em vez de manter suas sobrancelhas, testa ou a linha do cabelo mesmo na altura da linha da água, mergulhe sua cabeça para que a linha da água esteja na altura da nuca.
  • Braços: No momento em que o braço entra na água e avança para a frente para completar sua extensão, os dedos não devem estar em cima ou mesmo embaixo da superfície: devem estar submersos a uns 10 cm abaixo da linha da água.
  • Pressão: Graças aos pulmões, a cavidade torácica aguenta muito ar. Quando a parte superior do peito afunda na água, a parte baixa se eleva. Mantenha esta pressão na parte superior do peito enquanto gira. O movimento seria o seguinte: apoie-se primeiro em sua axila, gire a clavícula e apoie-se na axila contrária.

Depende de sua compleição

Também depende de cada compleição aplicar um ou outro ajuste. Um corpo com tendência a acumular gordura nos quadris e nas coxas flutuará bem mais facilmente que um magro e fibroso. Ambos os tipos de corpos podem ser nivelados na água, mas com diferentes estratégias. Em geral, quanto mais magro e musculoso estiver, mais precisará manter a cabeça e os braços afundados para manter o equilíbrio, e vice-versa.

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