Como praticar slackline

Como praticar slackline
Imagem: blogtotalmentedemais.com.br

O slackline é um esporte que teve início em meados dos anos 80 nos Estados Unidos, mais precisamente nos campos do Vale de Yosemite. Este esporte radical, também conhecido como corda bamba, virou febre no Brasil inteiro. O objetivo do slackline é tentar se equilibrar, caminhar e fazer manobras em cima de fita elástica esticada entre dois pontos fixos. É normalmente praticado ao ar livre e exige bastante flexibilidade, equilíbrio, coordenação motora, concentração e coragem. Se está curioso quanto a este esporte, continue lendo este artigo de umComo.com.br e saiba como praticar slackline.

Vai precisar de:
  • Fita de slackline.
  • Proteção de árvores.
Passos a seguir:
1

Pode praticar slackline a qualquer hora do dia e em qualquer sítio, você precisa apenas de dois pontos fixos e rígidos para segurar a fita, que tem de ter pelo menos 15 metros de comprimento.

2

Podemos dividir o slackline em quatro modalidades:

  • Trickline - pode praticar em qualquer lugar e tem como foco as manobras e técnicas do praticante. Nesta modalidade não existem saltos acrobáticos, o praticante foca-se em posições estáticas.
  • Waterline - esta modalidade é praticada sobre a água, podendo ser em montanhas, encostas ou até sobre piscinas. É uma forma divertida de praticar manobras em cima da fita, pois se correr mal a pessoa cai na água, não se machucando.
  • Longline - esta modalidade é bastante idêntica ao slackline, mas é praticada com fitas de maior extensão, podendo chegar a atingir os 20 metros. No longline os praticantes para além de desenvolverem os músculos das pernas, braços e abdômen, também desenvolvem a musculatura nas costas.
  • Highline - esta é considerada a modalidade de slackline mais radical e difícil, uma vez que é praticada em alturas maiores, de pelo menos acima dos cinco metros do solo. No highline os praticantes já têm de utilizar equipamento de segurança, caso percam o equilíbrio sobre a fita.
  • Jumpline - nesta modalidade a fita utilizada é mais elástica e tem uma largura maior, de 3 cm. No jumpline pretende-se que o praticante faça saltos e giros.
Imagem: justintheweekendwarrior.com
3

O melhor lugar para montar a fita do slackline é entre duas árvores, que sejam suficientemente fortes e que tenham pelo menos 30 cm de diâmetro. Procure duas árvores em que a distância entre si não exceda os 10/15 metros, lembre-se que quanto mais curta a distância, mais fácil é praticar. Deve de utilizar uma proteção de árvore, devido ao atrito causado pela fita, protegendo assim a casca fina da árvore. Se não tiver uma proteção de árvore específica, pode usar papelão, um tapete, pedaços de carpete ou outro material que seja grosso.

Imagem: gibbonslackline.org
4

Para montar a fita, basta envolver uma das árvores com a fita que tem a catraca de tensão e passar por dentro da alça (loop). Deve fazer o mesmo procedimento na árvore oposta, usando a fita de caminhada. Por último, alinhe a fita e passe por dentro da catraca de tensão. Deve montar a sua fita baixa, com cerca de 30 cm de altura.

Imagem: slacksampa.blogspot.pt
5

Agora comece a praticar equilibrando-se com um pé de cada vez e depois com os dois pés, para entender primeiro como funciona o equilíbrio. Flexione os joelhos, para assim absorver a força da fita. Levante os seus braços e mantenha uma postura ereta da coluna, isto irá ajudá-lo a conseguir um melhor controle. Nunca olhe para a fita ou para seus pés, olhe sempre em frente. Deve concentrar-se no seu centro gravitacional, que é o abdômen. Se tiver uma boa preparação nesta zona, será mais fácil conseguir um bom equilíbrio sob a fita. Leve o tempo que for necessário para atravessar a fita, não precisa chegar do outro lado rapidamente.

Imagem: ndonline.com.br
6

Pode praticar slackline descalço ou com tênis, experimente das duas formas e veja em qual é que se sente melhor. Treinar em grupo pode ser muito mais divertido e assim conseguirá partilhar experiências de aprendizagem. Não tenha medo, não desista e verá que se irá divertir bastante!

Imagem: rockclimbingstrength.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como praticar slackline, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades esportivas.