Partilhar

Como por o selim da bicicleta na altura correta

Em muitas ocasiões deparamo-nos com o problema de estarmos desconfortáveis em cima da bicicleta, por o selim não estar na altura correta. Às vezes demasiado baixo e não conseguimos esticar bem as pernas e pedalar assim com facilidade, às vezes demasiado alto e não chegamos aos pedais comodamente. Estes são exemplos de que por o selim da bicicleta na altura correta pode não ser assim tão fácil, de seguida alguns conselhos práticos.

Também lhe pode interessar: Como colocar o selim de minha bicicleta
Passos a seguir:
1

Suba para a bicicleta e sente-se sobre o selim. Se alguém o ajudar a segurar para que este esteja totalmente rijo, melhor.

2

Apoie o calcanhar de um dos seus pés no pedal e estique a sua perna o máximo possível. Essa é a altura correta. Quando a perna estiver totalmente esticada, mas apoiando o calcanhar.

3

Quando estiver a andar, a extensão máxima da perna deve fazer um ângulo de aproximadamente de 30 graus.

4

Se tem que baixar o quadril para chegar à extensão do joelho ou perde o contato com o pedal tem que baixar o selim. Faça com que o seu ajudante ponha um dedo no trocânter e regule para não baixar ao pedalar para trás.

5

Se não chega à extensão completa no ponto inferior tem que subir o selim até conseguir. Tenha em conta que se pedalar apoiando a zona da planta do pé, mesmo que ao pedalar com os calcanhares (para testar) os joelhos se esticarem, ao pedalar com as cabeças dos metatarsos ou parte anterior do pé (situação real) não deve haver extensão total do joelho em nenhum momento.

6

Se, no entanto, não tem a certeza que o selim está na altura correta ou pensa que o selim podia-se ter baixado durante um trajeto, faça o teste de pedalar para trás com os calcanhares, ao passar ao lado de uma janela, olhe para o seu reflexo. Lembre-se que deve ver a sua perna esticada para baixo, sem balançar os quadris

7

Se pedala quase sempre sentado perto da parte de trás do selim pode ser porque a altura em que esteja seja insuficiente. Ao ir atrás procura maior altura, uma vez que está perto dos pedais.

8

Caso contrário, se for na ponta do selim é provável que tenha a altura mais alta do que a que corresponde e por isso, de forma natural, irá aproximar-se dos pedais inclinando-se.

9

Se a sua frequência ao pedalar é elevada (mais de 85-90 r.p.m.) ficará mais cômodo com o selim avançado e uns milímetros mais baixo do que dizem as regras, assim favorece a subida da perna na fase de pedalar, tornando-o mais rápido. Para saber a que frequência pedala, conte quantas vezes é que o pé direito passa pela parte mais alta do seu percurso em 15 segundos e multiplique-o por quatro.

10

Se pedala devagar (70-75 r.p.m.) é preferível que empurre ligeiramente o selim e o suba uns milímetros. Assim, pode aproveitar melhor a potência da extensão dos seus quadríceps.

11

Quando uso um selim macio tenha em conta que vai afundar-se nele ligeiramente. Tenha em conta isso na hora de medir a altura para o selim, deverá meter assim o selim uns milímetros mais alto.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como por o selim da bicicleta na altura correta, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades esportivas.

Conselhos
  • Perca um pouco de tempo a colocar o selim na altura correta e não perderá tempo em fazer tratamentos para as lesões do joelho ou do quadril.

Escrever comentário sobre Como por o selim da bicicleta na altura correta

1 comentário
Estevam
Ola Bom Dia, tenho 1,70 cm de altura, qual a altura exata do selim da bike em relação ao solo?

Voltar ao topo da página