Partilhar

Como nadar bem

Como nadar bem

A prática de um esporte é saudável no geral mas, por desconhecimento, podemos cometer erros que façam com que os efeitos da atividade física sejam os contrários aos desejados. No caso específico da natação, uma má técnica pode provocar dores de pescoço e da parte alta das costas, chegando inclusive a fazer com que abandonemos a atividade. Para ajudar você a levar uma vida saudável, em umComo.com.br explicamos, em detalhes, como nadar bem.

Também lhe pode interessar: Como aprender a nadar
Passos a seguir:
1

Antes de entrar em detalhes sobre a técnica de natação, tem que ter bem claras algumas questões básicas sobre o seu equipamento. Principalmente se você nada em uma piscina pública, use sempre chinelo por razões de higiene e, também, para evitar escorregar. Além disso, é essencial que use touca para evitar que o cabelo acabe na água e óculos de natação para proteger os olhos do cloro ou outros elementos usados para purificar a água. De forma adicional, pode usar tapões de ouvido para evitar que a água entre neles e tiras no nariz para favorecer a respiração.

2

Quando já estiver dentro d'água, o conselho mais importante sobre como nadar bem é a posição do pescoço. Como já explicamos, uma má postura desta parte do corpo enquanto praticamos natação acabará provocando dores musculares no pescoço e na parte superior das costas.

3

O pescoço deve estar sempre relaxado quando nada. Ou seja, tem que manter uma posição natural, sem forçar, na mesma linha que as costas ou um pouco para a frente. O que tem que evitar é que o pescoço fique jogado para trás, já que esta é a forma de forçar e provocar tensões musculares no local. Muitos iniciantes acabam com estas dores de pescoço, pois uma má técnica de respiração obriga a jogar o pescoço para trás para poder pegar ar.

4

Por isso, em relação a esta posição adequada do pescoço para nadar bem, encontra-se a técnica de respiração ao fazer natação. O ar deve ser pego, no caso do crawl, girando o pescoço para a direita ou esquerda, mas nunca jogando a cabeça para trás. Se tem dúvidas neste assunto recomendamos que leia este artigo sobre como respirar bem ao nadar.

5

Outro erro muito comum que faz com que não nademos bem é a tendência a pegar impulso somente com os braços e a parte média e alta das costas. Isto faz com que não aproveitemos a força das nossas pernas e, com isso, não exercitemos as extremidades inferiores de forma adequada ao fazer natação. Portanto, ao nadar, lembre-se que deve aproveitar também a força das pernas para pegar impulso e não só a da parte superior do corpo.

6

Outro aspecto importante para nadar bem é a forma em que movemos os braços e, de forma específica, como introduzimos os braços na água. Uma regra que deve cumprir sempre é a de tratar de mergulhar o braço de forma horizontal em relação à água, sempre que puder. Sendo assim você tem que tratar de evitar que o braço entre na perpendicular, já que assim avançará muito pouco e se cansará mais ao nadar.

7

A última recomendação que proporcionamos para nadar bemé ir à piscina com frequência, ou seja, praticar natação de forma constante. É preferível nadar 20 minutos ou meia hora, três dias por semana, do que ir uma hora mas 4 vezes por mês. Se bem praticado, nadar é um dos esportes mais completos que existem e adequado para quase todas as circunstâncias, já que são muitos os benefícios da natação para a saúde.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como nadar bem, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades esportivas.

Escrever comentário sobre Como nadar bem

Como nadar bem
Como nadar bem

Voltar ao topo da página