Sobre o mergulho

Como mergulhar com snorkel

Nelson Ferreira
Por Nelson Ferreira. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como mergulhar com snorkel
Imagem: mascaraesnorkel.blogspot.com

O mergulho juntamente com o snorkeling são uma atividade muito prazerosa e relaxante, e praticada por muitas pessoas. No entanto devemos sempre ter atenção às regras de segurança e à escolha de todo o equipamento: máscara, tubo e pés-de-pato (barbatanas). Pensando nisso mesmo em umComo.com.br escrevemos este artigo sobre como mergulhar com snorkel. Não perca as nossas dicas e melhore a sua capacidade de mergulho!

Vai precisar de:
  • Máscara de mergulho
  • Tubo de respiração
  • Pés-de-pato (barbatanas)
  • Saber nadar
Também lhe pode interessar: Como fazer a descompressão no mergulho
Passos a seguir:
1

Praticar snorkel é uma excelente forma de ver e admirar a beleza dos oceanos e toda a sua magnitude. Para isso irá precisar apenas de uma máscara de mergulho, um tubo e pés-de-pato. No entanto é muito importante que escolha bem este equipamento como veremos no próximo passo.

2

A escolha da máscara e tubo de snorkel é fundamental para que possa manter o conforto dentro de água, para isso escolha uma máscara de acordo com o tamanho do seu rosto e um tudo de acordo com o tipo de mar onde irá mergulhar. Quanto mais calmo for o local do mergulho menos comprido tem que ser o tubo, mas se o mar for um pouco mais agitado opte por um tubo mais comprido. Quanto aos pés-de-pato, tem vários tipos: os que tem apenas um tamanho e os com uma presilha em que pode apertar e ajustar o tamanho no calcanhar, aqui a escolha tem mais a ver com o comprimento dos mesmo, e uma vez mais dependerá das condições do mar e da sua forma física. Quanto mais "bravo" for o mar, maior deve ser o comprimento dos pés-de-pato, no entanto quanto mais longos eles forem mais força nas pernas será necessária.

Como mergulhar com snorkel - Passo 2
Imagem: jupiteroutdoorcenter.com
3

Quando escolher a máscara de mergulho certifique-se que não entra ar, pode fazer isso da seguinte forma:

  • Encoste a máscara a seu rosto sem prender atrás
  • Faça força com as mãos e inspire com o nariz para criar vácuo
  • Tente tirar a máscara

Se ao tentar tirar a máscara, ela sair com facilidade significa que essa máscara não é indicada para si. Se sentir alguma resistência ao tirar a máscara é sinal que ela veda bem e é boa para si.

4

Escolhido o equipamento é hora de mergulhar! Mas antes de sair direto na água tem que fazer mais uma coisa, colocar um produto no vidro da sua máscara para que ela não embacie, ou então veja as nossas dicas para que o vidro da sua máscara não embacie.

5

Vamos lá então! Calce os pés-de-pato. Em seguida, lave a máscara com água e coloque no rosto apertando e ajustando as tiras até que fique confortável. As máscaras de mergulho tem um elástico de lado onde poderá prender o tudo de respiração, faça isso, mas não coloque ainda o tubo na boca.

6

Escolha um zona onde tenha pé e calmamente caminhe até ter água pelo joelho. Em seguida deite-se calmamente sobre a água e coloque o tubo de respiração na boca. Morda a boqueira do tubo com os dente e sele a entrada de ar com os lábios. Tente normalizar a respiração e habituar-se ao tubo. Relaxe! Não há motivo para pânico, se precisar pode se levantar e recompor para voltar a tentar. A sua respiração deve ser lenta e profunda.

Como mergulhar com snorkel - Passo 6
Imagem: familyvacationcritic.com
7

Assim que tiver a respiração normalizada avance um pouco para uma zona mais profunda e admire a beleza dos oceanos e a tranquilidade que a vida marinha nos transmite.

8

O próximo passo é habituar-se aos pés-de-pato, saber mergulhar com eles é uma questão de hábito e de aprender a sua técnica. É mais uma questão de coordenação do que de força. Junte as pernas e chute os pés para baixo, utilize a força das suas coxas. Não use os braços para nadar, eles servem apenas de "leme" tal como o tronco. O que lhe dará propulsão são os pés-de-pato.

Como mergulhar com snorkel - Passo 8
Imagem: scuba-snorkeling-adventures.com
9

Assim que dominar a técnica de respiração e dos pés-de-pato pode começar a pensar em mergulhar. Mas atenção ao próximo conselho!

10

Quando você mergulha com o tubo de respiração, este enche-se de água, ou seja, é necessário expulsar a água quando vier à superfície respirar, caso contrário irá engolir um montão de água e entrar em pânico. Assim sendo, depois de mergulhar (e quando voltar à superfície) a primeira coisa que tem que fazer é soprar com força pelo tubo de respiração para remover a água do tubo. Só depois poderá inspirar normalmente. Se ainda tiver água dentro do tubo volte a soprar com força até eliminar toda a água do tubo.

Como mergulhar com snorkel - Passo 10
Imagem: reddit.com
11

Desfrute dos mares e oceanos mas respeito o meio ambiente!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como mergulhar com snorkel, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades esportivas.

Conselhos
  • Nunca mergulhe nem faça snorkel sozinho.
  • Em alguns países/locais é obrigatório o uso de um colete salva-vida para fazer snorkel o que impossibilita o mergulho propriamente dito, mas é possível admirar o oceano desde a sua superfície e em maior segurança.
  • Se não conhece o local onde pretende mergulhar ou fazer snorkel, pergunta a algum habitante local se existem escolhas de mergulho na região e peça-lhes indicações.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: mascaraesnorkel.blogspot.com
Imagem: jupiteroutdoorcenter.com
Imagem: familyvacationcritic.com
Imagem: scuba-snorkeling-adventures.com
Imagem: reddit.com
1 de 5
Como mergulhar com snorkel