Como melhorar meus tempos na natação

Como melhorar meus tempos na natação

É nadador amador, mestre, triatleta ou entusiasta? Interessa-lhe a natação e quer melhorar os seus treinos e as suas metas pessoais? Seja qual for sua situação, se você ama a natação e quer melhorar seus tempos, deve treinar duro, mas não vale só acumular horas de nado continuado: pense que com um bom treinamento, com menos horas também será possível. Neste artigo de umComo damos a você algumas dicas para que saiba como melhorar seus tempos na natação. Dedique-se a isso e conseguirá!

Passos a seguir:
1

O primeiro que deve fazer é deixar se assessorar por um especialista, seja amador ou não, já que se ainda tem dúvidas de como melhorar seus tempos, é porque ainda não sabe o suficiente. A oferta atual é bastante ampla, já que pode contratar um treinador pessoal, um preparador físico, pode ir a um clube de natação ou de triathlon, fazer cursos ou mestrados, etc. Por formação não será, pois já pode ver que muitos profissionais podem ajudar você.

2

Quando começar com o treinamento, a primeira coisa que deve ter em conta é a posição, que tem que ser a mais hidrodinâmica possível, ou seja, que possa diminuir a sua resistência ao avançar e melhorar a sua propulsão de braços. Se observar os nadadores profissionais que competem em mundiais ou competições grandes, verá que cada um tem o seu estilo, mas todos são hidrodinâmicos. Analise qual é a postura mais cômoda para você para nadar mais rápido, mas pense que, se no princípio não se sentir cômodo com nenhuma, deverá se acostumar.

3

Estabeleça desafios, mas que não sejam muitos e que não sejam difíceis de cumprir. Por exemplo, a cada semana pode tentar conseguir um pouco mais de velocidade que a anterior, mas não tente avançar em seus registros rápido demais, porque pode se lesionar ou desanimar se não conseguir.

Se sabe onde estão as suas falhas ou que aspectos específicos você deveria melhorar, não pretenda melhorar todos ao mesmo tempo, pois é impossível. Pode tentar todas as semanas melhorar um desses aspectos, mas se quiser fazer tudo inesperadamente, sairá prejudicado e avançará mais lentamente.

4

Centre-se em seus braços, porque são a base da velocidade em um nadador. Tem que tentar dar as braçadas o mais rápido possível. De forma geral, uma maior aceleração da braçada dará mais velocidade e mais deslizamento, assim conseguirá o seu objetivo aos poucos, que é melhorar seus tempos. No princípio, é provável que se sinta muito cansado, de maneira que não o faça durante muito tempo, combine a braçada rápida com a braçada mais suave. Mas quanto mais fizer, mais tempo conseguirá com braçadas rápidas. No seguinte artigo pode ver Como melhorar a resistência ao nadar.

Outro exercício complementar a este é o de calcular o número de braçadas por piscina. Com uma velocidade aceitável, quantas menos braçadas fizer, muito melhor. Ajudará a esticar os braços para que, dentro de um tempo, se torne natural para você.

5

Coloque uma rotina de treinamento que combine o nado rápido com o nado lento. Por exemplo, pode fazer o seguinte (ou com pequenas variações):

  • Nado contínuo intensivo: suba um grau a intensidade do seu nado, mas não muito, porque deve mantê-lo durante um tempo prolongado, mais ou menos de uns 30 minutos.
  • Nado contínuo variável: faça mudanças do ritmo do seu nado para melhorar a sua velocidade explosiva, fundamental tanto nos primeiros metros da corrida como nos últimos. Esta técnica deve ser introduzida em seu treinamento aos poucos, ou seja, no princípio mude de velocidade a cada poucos minutos. Tenha em conta que as mudanças de velocidade devem ser o mais radicais e explosivas possíveis.
  • Nado em repetições longas: faça repetições de uns 2 ou 3 minutos nadando a 160 ou 170 pulsações por minuto, e sempre com um descanso entre 20 e 30 segundos.
6

Veja-se em vídeo e analise-se. Da água é difícil comprovar, por exemplo, se estamos bem colocados na água ou se as braçadas são curtas ou longas. Se você se gravar a nadar, ou for guardando seus vídeos, verá que pode melhorar e se está fazendo melhor com o passar do tempo. Já sabe que é tudo uma questão de se dedicar e querer.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como melhorar meus tempos na natação, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades esportivas.