Como melhorar a resistência aeróbica

Como melhorar a resistência aeróbica

A resistência aeróbica implica na capacidade do nosso corpo para resistir a atividades que requerem esforço físico sem se cansar durante um tempo. Esta capacidade pode variar em função da experiência do nosso corpo e as condições do mesmo. O método que se utiliza para fortalecer a resistência é realizar exercícios que requerem trabalho cardiovascular. Além disso, a capacidade para aumentar o tempo de resistência também reside na capacidade do nosso organismo em metabolizar o oxigênio do sangue por minuto. Em umComo vamos explicar a você como melhorar a resistência aeróbica.

Passos a seguir:
1

Um dos fatores que influenciam de forma decisiva na capacidade aeróbica é o oxigênio. O consumo de oxigênio limita a nossa resistência, por isso a capacidade do nosso sistema cardiovascular de fornecer oxigênio suficiente será fundamental para a resistência aeróbica. Deste modo, aquelas pessoas que pesam mais, precisarão de uma maior quantidade de oxigênio para manter o organismo ativo, por isso a sua capacidade se verá reduzida. Por este mesmo motivo, será importante saber como respirar ao correr.

2

Para conseguir melhorar esta capacidade aeróbica precisamos de fortalecer a capacidade de oxigênio que podemos oferecer ao organismo e manter uma determinada intensidade durante o treinamento. Isto dependerá de cada indivíduo, já que alguns poderiam precisar de uma atividade mais baixa no princípio, enquanto outros poderão iniciar um treinamento com uma intensidade mais elevada. Devemos ter sempre em conta a necessidade de aquecer antes de correr.

3

O treinamento lento e de longa distância é o que se realiza com mais frequência nas rotinas de resistência, além de ser o mais eficaz para aquelas pessoas que iniciam o seu treinamento pela primeira vez. Trata-se de percorrer longas distâncias sem correr, ou seja, mantendo um ritmo constante.

4

Outro treinamento para melhorar a resistência aeróbica é a passada longa. Este tipo de treinamento consiste em ir num ritmo superior que o da corrida. Corre-se a um ritmo constante durante os primeiros 20 minutos e depois, entra-se em calor 10 minutos. Posteriormente, aumentamos a velocidade. Nos últimos 10 minutos diminui-se a velocidade.

Trata-se de conseguir os seguintes objetivos:

  • Aumentar o volume cardíaco aumentando a duração do treinamento.
  • Melhorar o aparelho circulatório, fortalecendo a contribuição de oxigênio ao organismo.
  • Melhorar a capacidade pulmonar.
  • Fortalecer a musculatura da parte inferior do corpo e as fibras musculares ligadas ao esforço aeróbico.
5

A passada curta consiste em realizar esforços curtos mas intensos de forma repetida, com pequenos descansos entre cada repetição. Isto permite melhorar a potência e a força.

Também podemos realizar mudanças de ritmo, entre os 20-25 minutos aproximadamente. Estas mudanças são levadas a cabo em um treinamento de 25 minutos de duração e se descansará em função do percurso que se tenha feito.

6

Caso vá começar com o treinamento, recomendam-se séries de 2 e 3 a cada 3-4 repetições. Deve ir reduzindo os descansos de 7 a 5 e 3 minutos. Para aquelas pessoas que costumam fazer esporte é recomendável executar 4 ou 6 séries de 3-4 repetições. Os descansos devem ser reduzidos entre as repetições, mas devem ser os mesmos de uma pessoa que comece entre séries.

7

Em qualquer caso, é fundamental seguir uma boa alimentação que permita cobrir todas as necessidades que o exercício aeróbico requer.

Além disso, após realizar qualquer exercício é importante deixar que o nosso corpo se recupere, por isso não devem ser feitas duas sessões de resistência aeróbica em dias consecutivos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como melhorar a resistência aeróbica, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.