Partilhar

Como manter minha bicicleta em bom estado

Esportista? Amante da natureza? Consciente em relação ao meio ambiente? Então, é provável que seja o novo dono de uma bicicleta. Para a manter em bom estado, umComo.com.br propõe uma série de cuidados básicos que com certeza lhe permitirão envelhecer sem que o tempo atinja sua saúde. Descubra aqui como manter sua bicicleta em bom estado e livre-se de imprevistos.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como colocar o selim de minha bicicleta
Passos a seguir:
1

É essencial guardar sua bicicleta em um lugar apropriado. É especialmente importante que o local seja um espaço livre de umidade, já que a água provoca a oxidação e a corrosão de peças importantes. Se também quer usá-la depois de uma temporada parada e que não esteja coberta de pó, jogue um pano velho ou qualquer tecido que não use para isolá-la da sujeira ao redor.

2

Outra forma de ter a bicicleta sempre pronta a utilizar engraxá-la de forma habitual, por volta de 2 ou 3 vezes por semana (especialmente aquelas pessoas que a usam diariamente para ir trabalhar ou dar longos passeios). Antes de a engraxar, é recomendável que a bicicleta esteja limpa e, neste sentido, saiba que a água com sabão não são aconselháveis nesta situação. Melhor, faça isso com um pano destinado exclusivamente à limpeza da bicicleta e um produto especial. Não use nenhum tipo de mangueira ou jato de pressão para tirar os restos de lama ou pó acumulados durante o trajeto. Se a água entrar entre as engrenagens e oxidar, terá de ir se despedindo de sua bicicleta. Para deixá-la brilhante, pode usar um pano úmido, mas não molhado.

3

Quando já estiver limpa, vamos fazer a lubrificação. Com um óleo especial e um pano ou, melhor ainda, um pincel, temos de ir desaparafusando e lubrificando as peças: o selim, o guidão, os cabos de freio ou os eixos da roda. Também é muito importante jogar algumas gotas de óleo diretamente sobre a correia para não entupir.

Na hora de lubrificar a bicicleta, tenha cuidado para o óleo não entrar em contato com as pastilhas do freio ou com a superfície do pedal.

4

Antes de fazer uma rota longa, será necessário verificar se todos os parafusos de fixação estão ajustados para evitar acidentes. Entre outras coisas, deverá verificar os parafusos de fixação do guidão, a braçadeira vertical, as alavancas do freio, a forquilha, a pinça e os discos dos freios e os parafusos da suspensão traseira.

5

Por último, certifique-se que as rodas estão bem cheias. Use um medidor de pressão e se, efetivamente, tiver de enchê-las um pouco, siga a indicação que aparece no flanco. Se não dispõe de uma bomba própria, vá até qualquer posto de gasolina para que eles possam ajudar você.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como manter minha bicicleta em bom estado, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades esportivas.

Escrever comentário sobre Como manter minha bicicleta em bom estado

Voltar ao topo da página