Como jogar handebol

Como jogar handebol

Você já se perguntou como jogar handebol? O esporte tem se tornado cada vez mais popular nos últimos anos, mas muita gente ainda tem dúvidas a respeito das regras do jogo e como ele funciona. A modalidade é influenciada por diversos outros esportes em grupo, como o futebol e o basquete, além de ter sido registrado várias vezes ao longo dos séculos em diferentes sociedades.

O handebol é um esporte dinâmico e perfeito para amantes do esporte, mas também é muito praticado por pessoas que gostam de jogar em grupo e se divertir. Quer saber tudo sobre as regras do handebol e aprender a jogar esse esporte olímpico? Confira todos os detalhes no artigo que nós do umCOMO preparamos para você.

O que é o handebol

O handebol é um esporte em grupo em que dois times precisam passar uma bola de mão em mão com o objetivo de atingir o gol adversário. O esporte pode ser jogado tanto em quadras internas, como no futsal, quanto em ambientes externos com campo feito de grama.

O tamanho de uma quadra retangular de handebol é de 40 metros de comprimento por 20 metros de largura, com dois gols, um em cada extremidade do campo. Já o tamanho dos gols é de 3m por 2m, e cada um deles é cercado por uma área de 6 metros em que apenas os goleiros podem ficar.

Quanto tempo dura uma partida de handebol

Uma partida de handebol dura 60 minutos, divididos em dois tempos de 30 minutos cada e com um intervalo de 10 minutos entre eles. Ao contrário do futebol, em que não é permitido usar as mãos para lançar a bola e fazê-la chegar até o gol, no handebol o propósito do jogo é justamente usar as mãos para marcar gols. Como o próprio nome sugere: "hand" vem do inglês e significa "mão", enquanto "ball" é a tradução para o idioma da palavra "bola". O handebol é um jogo tão dinâmico que é comum encontrar partidas com mais de 30 gols de cada time.

Com quantas pessoas se joga handebol

Se você já se interessou pelo esporte antes, pode já ter se perguntado com quantas pessoas se joga handebol. De acordo com o Comitê Olímpico Brasileiro, cada equipe de handebol consiste em 16 jogadores. No entanto, apenas sete jogadores podem estar presentes em quadra ao mesmo tempo, sendo um deles o(a) goleiro(a). Essa regra é a mesma tanto para as equipes masculinas quanto para as femininas.

O que diferencia o esporte jogado pelas mulheres daquele praticado pelos homens é que a bola para a competição feminina pesa entre 325g e 375g, enquanto na competição masculina esse peso aumenta em cerca de 100g: de 425g a 475g.

A história do handebol

A história do handebol data de muitos séculos atrás. De acordo com especialistas, as primeiras formas de jogar handebol remontam à Grécia Antiga, mas várias outras civilizações e sociedades ao longo da história praticaram esportes que vieram a influenciar o que hoje é conhecido como o handebol moderno. Há registros de modos de jogar parecidos também em Roma Antiga, na Idade Média e mesmo no início do século passado na Irlanda, Uruguai, República Tcheca e Dinamarca.

Mas o handebol como conhecemos hoje teve como maior influência o jogo de raftball, jogado no final do século XIX, em países da Escandinávia (como Dinamarca e Suécia) e também na Alemanha. Segundo o Comitê Olímpico, o handebol foi reconhecido pela primeira vez na virada do século XIX para o XX, quando G. Wallstrom introduziu a modalidade na Suécia em 1910.

A modalidade de handebol de campo apareceu pela primeira vez nos Jogos Olímpicos em 1936, quando a competição aconteceu em Berlim. Mas a longo prazo, a versão que se estabeleceu oficialmente nos Jogos pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), foi o handebol de quadra, ou "indoor", que está presente nas Olimpíadas desde os Jogos de Munique em 1972.

Como jogar handebol

Quer saber como jogar handebol e começar a praticar a modalidade no seu tempo livre? A seguir você confere as principais regras do jogo.

Regras do handebol

  • No handebol, um gol é marcado quando a bola passa pela linha de gol. O gol é considerado oficial quando o juiz dá o sinal, depois de ter garantido que nenhuma regra foi quebrada durante a jogada.
  • Um time não pode ficar em posse da bola por muito tempo sem a intenção de atacar.
  • A partida de handebol começa com um time em cada lado da quadra. O time que começa o jogo é aquele que vence o cara ou coroa.
  • No caso de o jogo empatar, é realizada uma prorrogação com dois tempos de cinco minutos cada. Se ainda assim a partida não chegar a um vencedor, pode ser realizado mais uma prorrogação seguida dos penâltis, realizados a 7 metros de distância do gol.
  • Cada jogador só pode segurar a bola por até três segundos. Além disso, só é permitido aos competidores dar três passos com a bola na mão sem quicá-la.
  • Além do goleiro, nenhum jogador pode pisar na área do gol.
  • O goleiro é o único jogador que pode tocar a bola com os pés na hora da defesa. Mas atenção: essa regra só vale para quando o goleiro estiver dentro da área do gol. O restante dos jogadores não pode tocar a bola com qualquer parte do corpo do joelho para baixo.
  • Assim como no futebol, no handebol há cartão amarelo e vermelho, que podem ser usados em caso de faltas desnecessárias ou agressivas demais.
  • Você se pergunta o que é finta no handebol? Finta é quando um jogador ultrapassa um adversário quicando a bola no chão.
  • Um jogador pode driblar o adversário o quanto quiser, desde que haja quique da bola.
  • Os jogadores não podem empurrar, bater ou socar a bola para tirá-la do domínio do adversário.
  • Jogadores não podem mergulhar no chão para recuperar uma bola perdida.
  • O jogador pode usar o torso do corpo para tentar bloquear a jogada de um adversário.
  • Um jogador não pode esticar braços ou pernas para obstruir, empurrar, segurar, tropeçar ou bater no adversário.

E aí, aprendeu como jogar handebol? Se gostou do nosso artigo sobre handebol, que tal aprender também como jogar vôlei de praia?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como jogar handebol, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades esportivas.

Bibliografia
  • COMITÊ OLÍMPICO BRASILEIRO. Handebol. Disponível em: <https://www.cob.org.br/pt/cob/time-brasil/esportes/handebol/> Acesso em: 16 de janeiro de 2022
  • REDE DO ESPORTE. Handebol. Disponível em: <http://rededoesporte.gov.br/pt-br/megaeventos/olimpiadas/modalidades/handebol> Acesso em: 16 de janeiro de 2022
  • OLYMPICS. History of Handball. Disponível em: <https://olympics.com/en/sports/handball/#discipline-history-of> Acesso em: 16 de janeiro de 2022
  • HANDBALL AUSTRALIA. History of Handball. Disponível em: <https://handballaustralia.org.au/handball/history-of-handball/> Acesso em: 16 de janeiro de 2022
  • BBC. Handball: factfile. Disponível em: <https://www.bbc.co.uk/bitesize/guides/zywwmnb/revision/1> Acesso em: 16 de janeiro de 2022