PARTILHAR

Como jogar boliche

Sara Silva
Por Sara Silva. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como jogar boliche
Imagem: hotzone.com.br

O boliche é um dos esportes mais praticados no mundo e consiste em arremessar uma bola numa pista, em direção a dez pinos, ou paulitos, tentando derrubar o maior número possível. Parece fácil, mas existem algumas regras que condicionam o jogo e variáveis que influenciam o sucesso deste. Por essa razão, o boliche requer não só um esforço físico mas também mental. Pode ser jogado individualmente ou em grupo, em espaços dedicados a ele que podem ser facilmente encontrados em centros comerciais. Se você quer aprender como jogar boliche e causar o maior êxito na pista, continue lendo este artigo de umComo.com.br.

Também lhe pode interessar: Como jogar handebol
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar deverá calçar uns sapatos especiais de boliche. Isto é obrigatório e eles estão disponíveis em todos os espaços de boliche e em todos os tamanhos, pelo que poderá alugar o seu par sem problema. Além de não danificarem a área de arremesso da bola, chamada de approach, ainda permitem ao jogador aperfeiçoar sua técnica de lançamento, nomeadamente o deslize.

Como jogar boliche - Passo 1
Imagem: imply.com.br
2

Segue-se a etapa da escolha da bola. Elas apresentam diferentes pesos e tamanhos de orifícios para inserir os dedos e as melhores serão aquelas que considerar nem demasiado leves nem demasiado pesadas. Outra coisa a ter em atenção é a forma como segura a bola: deverá introduzir o dedo polegar no furo mais largo e os dois dedos do meio nos outros furos, tal como mostra a imagem. Certifique-se de que seus dedos não ficam presos nos orifícios, ou poderá não conseguir arremessar a bola da forma ideal.

Como jogar boliche - Passo 2
Imagem: abstractinfluence.com
3

Preparando-se para o lançamento, segure a bola junto ao peito com os braços formando um L. Uma mão deverá ter os dedos devidamente encaixados na bola e a outra ajudará a segurá-la. A forma mais correta de arremesso é aquela em que são dadas algumas passadas antes da linha de falta, fazendo a bola balançar em seu braço esticado e apontando para o pino do meio, que será o seu objetivo. É muito importante que não ultrapasse nem pise a linha de falta, ou esse passe será considerado inválido.

Como jogar boliche - Passo 3
Imagem: dreamsclube.blogspot.pt
4

Observe a bola rolar pela pista em direção ao pinos. Se conseguir derrubar todos eles à primeira, você fez um strike. Se apenas conseguir essa proeza na segunda tentativa, conseguiu um spare. Em cada jogada sua é possível lançar a bola duas vezes, a menos que tenha conseguido um strike à primeira.

Como jogar boliche - Passo 4
Imagem: guiadasemana.com.br
5

Se sua bola rolou desalinhada formando uma curva e foi parar na canaleta, sua jogada não é inválida mas não terá qualquer pontuação. Isso pode acontecer porque a bola não é a ideal para si ou porque a lançou de forma errada, com o braço mais indicado para um lado em vez de estar virado em frente. Poderá resolver essa situação frustrante acionando bumpers, dispositivos que impedem que a bola caia na canaleta.

Como jogar boliche - Passo 5
Imagem: murreybowling.com
6

Cada jogo é composto por 10 jogadas totais, cada uma com 2 lançamentos de bola. As pontuações irão aparecer num ecrã, indicando o número de paulitos que foram derrubados. Quando é conseguido um strike, aparecerá um X; quando é feito um spare aparece um /; o - indica que você não foi feita pontuação no segundo lançamento e o F indica falta. O split é representado por um circulo rodeando o número do primeiro lançamento e significa que existem pinos restantes e de difícil alcance como, por exemplo, um do lado direito e outro do lado esquerdo.

Como jogar boliche - Passo 6
Imagem: littleblackjournal.com
7

Não desanime se nos primeiros lançamentos não conseguir obter pontuação. O boliche é um esporte de concentração e técnica, a qual deverá ser aperfeiçoada com a prática. Se estiver errando em alguma coisa, tente perceber a razão e esforce-se por corrigir isso, apenas assim conseguirá realizar os melhores strikes.

Como jogar boliche - Passo 7
Imagem: shutterboo.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como jogar boliche, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades esportivas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como jogar boliche
Imagem: hotzone.com.br
Imagem: imply.com.br
Imagem: abstractinfluence.com
Imagem: dreamsclube.blogspot.pt
Imagem: guiadasemana.com.br
Imagem: murreybowling.com
Imagem: littleblackjournal.com
Imagem: shutterboo.com
1 de 8
Como jogar boliche

Voltar ao topo da página ↑