Partilhar

Como funciona uma bicicleta com motor

Como funciona uma bicicleta com motor
Imagem: btt.com.ar

Apesar do que possa parecer, uma bicicleta com motor só funciona se a pessoa pedalar. Isto acontece porque, apesar de que tecnicamente seria possível que funcionasse sem o nosso movimento, a lei obriga a que o motor só comece a funcionar se pedalarmos, pois de outra forma já não poderia ser considerada uma bicicleta. Para alimentar o motor, as bicicletas possuem uma bateria que pode ser recarregada com um um carregador conectado à rede elétrica. A seguir, em umComo.com.br explicamos a você, com detalhe, como funciona uma bicicleta com motor.

Também lhe pode interessar: Benefícios de se ir trabalhar de bicicleta

Bateria

O motor da bicicleta possui uma bateria que o alimenta. As baterias, que têm uma vida útil de uns dois anos em média, podem ser retiradas ou podem ser carregadas na própria bicicleta. Devem ser conectadas a um carregador, que é conectado à rede elétrica. Normalmente, têm uma autonomia de 25 a 70 quilômetros, dependendo do modelo da bicicleta com motor comprada.

A pedalagem

No entanto, apesar de ter esta bateria, o motor da nossa bicicleta não começará a trabalhar até que a pessoa pedale. Este é o segredo de como funciona uma bicicleta com motor. Sendo assim, o motor é uma assistência, não é a base do movimento da máquina, já que se fosse assim deixaria de ser uma bicicleta para ser uma moto.

Sensor

Os pedais da bicicleta com motor possuem um sensor que se comunica diretamente com eles, sabendo quando pode começar a funcionar. Dependendo do modelo, podemos regular o grau de assistência que queremos do motor. Mas lembre-se: o motor cuja potência máxima não supera os 250 W para ao atingir os 25 km/h.

Além disso, temos a opção de usar a bicicleta com motor como uma bicicleta convencional, de forma que o motor não trabalhe em nenhum momento.

A climatologia

Podemos nos perguntar como funciona uma bicicleta com motor quando chove, já que as partes elétricas podem ser danificadas. Mas nisso podemos ficar tranquilos, pois uma bicicleta com motorpode ser usada com total segurança quando está chovendo. Mas lembre-se, quando já tiver a máquina em um local protegido da chuva, seque bem as partes elétricas, isto é, os controladores, a fiação e a bateria.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como funciona uma bicicleta com motor, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades esportivas.

Escrever comentário sobre Como funciona uma bicicleta com motor

2 comentários
Flávio
Minha bicicleta estava parada a muito tempo, enchi os pneus bati pedal e ela pegou, logo q abastece ela afogou e não pegou mais, tem alguma dica pra mim? Grato.
Robson Favero
Adorei esta bicicleta elétrica......Gostaria de saber a velocidade de uma bicicleta elétrica? equipamentos de proteção?.....e no que se refere ao andar contramão....tem algum perigo se por acaso tivesse andando como uma bicicleta normal em vias públicas....? asfalto? subidas descidas.....O preço? Dizem que é muito cara!

Como funciona uma bicicleta com motor
Imagem: btt.com.ar
Como funciona uma bicicleta com motor

Voltar ao topo da página