Como fazer zumba para emagrecer

Como fazer zumba para emagrecer

A zumba é uma excelente atividade para emagrecer e uma das modalidades de fitness mais praticadas para definir e tonificar o corpo. O seu sucesso reside no fato de combinar diferentes movimentos de danças latinas com exercícios aeróbicos, pelo que se consegue uma grande queima de calorias e se consome muita energia. Além de conseguir se livrar desses quilos a mais, é um método de treino muito divertido e perfeito para tonificar todos os músculos do corpo e reduzir tensões. Se quer tirar o máximo proveito desta atividade e convertê-la na sua melhor aliada para perder volume, não perca os conselhos desta artigo do umCOMO sobre como fazer zumba para emagrecer.

Passos a seguir:
1

A aula de fitness de zumba combina o ritmo rápido e lento de diferentes danças latinas com a realização de uma série de exercícios de tonificação, e é precisamente isto que a converteu em um excelente exercício para emagrecer e reduzir medidas de forma completamente saudável e eficaz. De seguida, vamos lhe explicar os benefícios mais importantes da zumba para se convencer a praticá-la o quanto antes, seja em casa ou em uma academia:

  • É um treino aeróbico no qual se consome muita energia e lhe permite cobrir o componente cardio necessário para emagrecer, deve se lembrar que os três pilares fundamentais para a perda de peso são uma dieta saudável e baixa em calorias, um treino de força e o exercício cardiovascular.
  • Em uma sessão de zumba pode chegar a perder até um total de 1.000 calorias, pelo que isto ajudará no objetivo de perder esses quilos a mais, reduzir medidas e volume corporal.
  • Exercitará toda a musculatura do seu corpo e, por isso, estará contribuindo para eliminar as gorduras e os tecidos da pele estarão muito mais firmes e tonificados.
  • Ajuda a reduzir o estresse e a eliminar as tensões acumuladas, pois enquanto a pratica libertam-se endorfinas, hormônios essenciais para estar mais bem humorado e potenciar a felicidade.
  • Consegue-se melhorar a mobilidade geral de todo o corpo e aumenta-se tanto a coordenação como a concentração.
  • Se a realizar em aulas com outras pessoas, também melhorará a sua socialização e poderá conhecer pessoas novas.
2

A prática de zumba estendeu-se por todo o mundo e derivou em uma modalidade de treino tão popular que atualmente já se pode praticar de muitas formas diferentes consoante o objetivo que deseja conseguir. Como neste caso, estamos centrados em fazer zumba para emagrecer, o melhor é escolhermos a modalidade indicada para isso, ou seja, com a qual consigamos um maior gasto calórico.

Os especialistas afirmam que, a melhor modalidade deste treino para perder peso é a combinação da zumba step com a zumba toning. A primeira delas consiste na realização das coreografias de zumba utilizando esse clássico degrau retangular para ir subindo e descendo e fazendo movimentos aeróbicos sobre a sua superfície. Desta forma, realiza-se um treino mais intenso, mais enérgico e com o qual, sobretudo, se pode queimar uma maior quantidade de gordura em zonas tão difíceis de emagrecer, como as pernas e os glúteos. Por sua vez, o zumba toning não é mais do que adicionar ao exercício uma espécie de halteres cheios de areia para tonificar os braços e aumentar a força desta parte do corpo.

3

No caso de querer fazer zumba em casa e combinar as duas modalidades que referimos anteriormente (zumba step e zumba toning) para acelerar a perda de peso, é importante ter em conta as seguintes recomendações, sobretudo para o exercício ser eficiente:

  • No momento de usar o step, deve ter em conta a sua altura em função da sua condição física e experiência. Se é iniciante, deve situá-lo a uma altura de uns 10 cm. Se está habituado a fazer exercício, a um altura de 15 cm e se está em um nível experiente, a uma altura de 20 cm.
  • Escolha também os pesos que vai utilizar durante o exercício com base na sua condição física e quando for adquirindo prática, vá aumentando o peso de forma progressiva.
  • Antes de começar com as coreografias de zumba, faça um aquecimento usando o step e levando a cabo alguns exercícios.
  • De seguida, deverá procurar vídeos de aulas de zumba para emagrecer e seguir todos os passos da coreografia. O seguinte vídeos do umCOMO pode ajudar: como alongar para praticar zumba.
  • No final da aula, dedique uns 5 ou 10 minutos para alongar os diferentes grupos musculares do corpo e pronto!
4

Outro aspeto a ter em conta para emagrecer com sucesso praticando zumba é a constância com o exercício. Se apenas vai fazer zumba em casa uma vez por semana ou vai a uma aula na academia, é muito difícil conseguir perder esses quilos a mais.

Se se está iniciando na zumba e a sua condição física não é muito boa, o mais recomendável é começar fazendo 20 minutos umas 3 vezes por semana. Nas próximas semanas, vá aumentando o tempo de forma progressiva até chegar aos 45 ou 60 minutos por treino. E se já está num nível mais avançado é a sua condição é boa, pode inclusive fazer zumba em casa ou ir aulas durante 1 hora 5 ou 6 dias por semana.

Além disso, recomendamos que no início escolha coreografias de zumba que correspondam ao nível básico para se ir familiarizando aos poucos com os diferentes passos.

5

Além disso, é importante que se lembre que a perda de peso só será possível se combinar a prática de zumba com uma dieta saudável e hipocalórica e uma boa hidratação. Siga uma dieta rica em frutas e verduras, cozinhe receitas leves e, prefira sobretudo os carboidratos integrais e elimine as gorduras saturadas da sua alimentação. Durante as aulas, vá bebendo água para se hidratar sem dar ao seu corpo nenhuma caloria extra, desta forma forma conseguirá emagrecer mais rapidamente.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer zumba para emagrecer, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.