Partilhar

Como fazer treinamento funcional

Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer treinamento funcional
Imagem: muvfitnessclubs.com

Você sabe quais os benefícios e como fazer treinamento funcional? O umComo.com.br vai explicar porque esse tipo de exercício tem ganho tanto destaque e como é possível executá-lo em casa mesmo com algumas dicas.

Também lhe pode interessar: Benefícios do treinamento em circuito

O que é e quais os benefícios do treino funcional

Antes de saber como fazer treinamento funcional, é importante que os interessados na sua prática entendam do que se trata esse tipo de treino e quais os benéficos que pode trazer para a saúde. O treino funcional é feito por meio de movimentos funcionais, que são aqueles que ajudam a tornar mais eficaz a condição para executar uma certa tarefa. Por isso, esse treino é feito com movimentos naturais para os quais o corpo foi projetado, ou seja, agachamentos, giros, pulos e corridas.

Portanto, para um treinamento funcional é preciso aliar esses movimentos comuns ao corpo com as suas variações. Também é importante que os movimentos trabalhem todos os grupos musculares de forma conjunta. Outra característica do treino funcional é que ele executa exercícios na horizontal e na vertical e nos planos baixo, médio, alto. Para executá-lo, não é necessário o uso de aparelhos, como esteira, bicicleta ergométrica e outros encontrados em academias.

Dessa forma, é possível realizar os exercícios em casa mesmo. No entanto, alguns acessórios são úteis para a sua realização, como corda, bola, cabos e halteres. Quanto aos benefícios, são principalmente referentes à melhoria do equilíbrio, postura, força, coordenação motora, sistema cardiovascular, peso e desempenho das tarefas realizadas ao longo do dia. Isso se deve ao fato do treinamento funcional atuar em todos os músculos e articulações, o que também previne lesões na prática de outros exercícios físicos.

Como fazer treinamento funcional - O que é e quais os benefícios do treino funcional
Imagem: boaforma.uol.com.br

Exercícios do treinamento funcional

O primeiro passo para saber fazer treinamento funcional é alongando e aquecendo o corpo para evitar lesões. O alongamento também deve ser realizado ao final do treino, sendo que músculos superiores e inferiores devem ser trabalhados. Existe uma grande variedade de exercícios que podem ser feitos em casa, os quais as pessoas podem variar ou escolher conforme as partes do corpo que preferem trabalhar.

Entre os exercícios básicos do treinamento funcional que podem ser feitos em casa de forma simples está a corrida lateral, que funciona dando três passos laterais de um lado para o outro, tocando a mão no chão. Outro exercício é o agachamento, para o qual é preciso descer com os braços paralelos, até o bumbum ficar na altura dos joelhos em 90 graus, sendo que o objetivo desse movimento é o de tocar as mãos no calcanhar. Há também o polichinelo indicado a quem deseja fazer treino funcional e a flexão de braços abertos, no qual é aconselhado aos iniciantes colocarem os joelhos no chão.

Para finalizar um circuito de cinco exercícios, é possível concluir com o abdominal remador, que consiste em deitar no chão, estender os braços para traz e as pernas para a frente, depois, sentar e abraçar os joelhos, sendo que os iniciantes podem executar o abdominal básico, com somente a elevação do tronco. Cada exercício pode ser feito durante um minuto e 30 segundos, ao final do circuito, ele pode ser repetido mais duas vezes.

Como fazer treinamento funcional - Exercícios do treinamento funcional
Imagem: prevention.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer treinamento funcional, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.

Escrever comentário sobre Como fazer treinamento funcional

Como fazer treinamento funcional
Imagem: muvfitnessclubs.com
Imagem: boaforma.uol.com.br
Imagem: prevention.com
1 de 3
Como fazer treinamento funcional

Voltar ao topo da página