Partilhar

Como fazer pilates em casa para principiantes

Imagem: facesalud.com

Fazer pilates em casa é simples do ponto de vista técnico, já que com uma simples esteira esticada no chão bastará para você começar a praticar este método. No entanto, você deve ter em conta que o pilates não se baseia exclusivamente na execução de uns determinados exercícios, mas que é muito importante como você os faz do ponto de vista mental. De fato, o objetivo deste método é que a mente permita a você controlar seu corpo usando a concentração. Em umComo explicamos a você como fazer pilates em casa para principiantes.

Também lhe pode interessar: Como fazer pilates em casa

A filosofia

Como dissemos, antes de começar a fazer pilates em casa para principiantes, é necessário saber em que se baseia boa parte do pilates. Seu criador, Joseph Hubertus Pilates, criou o método que leva seu nome com uma clara finalidade reabilitadora, como uma forma de recuperar o corpo de patologias através do exercício físico. Concentrou-se na ideia de que nosso corpo pode ser controlado com a mente. Por isso, quando fizer pilates tenha em conta estes aspectos:

  • Respiração: para respirar você deve inalar o ar pelo nariz, fechando a boca para evitar que este entre por esta via. Na hora de introduzir o ar no corpo, você precisa manter os músculos abdominais tensionados. Tente manter o mesmo ritmo de respiração lenta durante a execução dos exercícios.
  • Concentração: você precisa estar concentrado para fazer pilates em casa de forma correta. Por isso, isole-se em um cômodo e execute os exercícios em silêncio. Se isso te ajudar a se concentrar, você pode utilizar música.
  • Zona abdominal e lombar: no método pilates considera-se que as zonas abdominal e lombar conformam uma espécie de centro de poder que, se estiver suficientemente reforçado, permite que o corpo se mova de forma equilibrada.

Requer esforço

Sobre o método pilates existem falsos mitos como que é uma rotina de exercícios ideal para pessoas que não estão acostumadas a fazer esporte. Isto não é verdade, para fazer os exercícios de pilates é necessário realizar esforço, como em qualquer outra prática esportiva. Assim, não se trata apenas de uma série de alongamentos, o pilates inclui exercícios que podem ser complexos se é que se pratica um nível elevado.

Exercícios

Tendo em conta todas estas considerações prévias a fazer pilates em casa para principiantes, propomos a você a seguinte rotina de exercícios para começar a trabalhar sobre uma esteira:

  • O primeiro exercício é muito simples. Trata-se de sentar-se de barriga para cima na esteira com as pernas esticadas e segurar seus pés com as mãos. Mantenha-se 15 segundos e faça 10 repetições.
  • Neste outro exercício de pilates em casa você terá de fazer uso da força. Estique as pernas e eleve-as 90 graus. Depois, continue o movimento das extremidades inferiores para trás, elevando o tronco e conseguindo chegar a tocar o chão com os pés. Depois, retorne à posição inicial lentamente, evitando machucar as costas.
  • Neste exercício você deve deitar de barriga para cima no chão e dobrar uma perna aproximando-o ao peito enquanto a outra se mantém estirada no ar, elevando a cabeça. Mantenha a postura 10 segundos e repita 10 vezes.
  • Agora, fique de joelhos na esteira esticando e deixando no ar a perna e o braço direito. Você trabalhará o equilíbrio. Repita 5 vezes com cada lado.
  • Por último, este outro de exercício permitirá a você reforçar os músculos das costas, glúteos e extremidades inferiores. Deite-se de bruços, elevando as pernas, a cabeça e o peito. Faça 15 repetições.

Siga sempre os conselhos quanto à respiração e à concentração na hora de fazer os exercícios. Nestes artigos você poderá encontrar exercícios de pilates para pernas.

Como fazer pilates em casa para principiantes - Exercícios
Imagem: adecajmg.files.wordpress.com

Em um centro

Ainda que você possa fazer pilates em casa , se tiver a oportunidade vá a um centro especializado em que um monitor possa te indicar os exercícios mais recomendáveis para sua condição e fazer possíveis correções nas posturas que você adota na hora de executá-las. Além disso, o pilates também pode ser feito com máquinas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer pilates em casa para principiantes, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.

Conselhos
  • Faça exercício em um cômodo ventilado e tente que haja outra pessoa em casa por se precisar de ajuda.

Escrever comentário sobre Como fazer pilates em casa para principiantes

Imagem: facesalud.com
Imagem: adecajmg.files.wordpress.com
1 de 2

Voltar ao topo da página