Partilhar

Como fazer levantamento terra corretamente

Por Vanessa Lopes. Atualizado: 20 janeiro 2017

Existem vários exercícios de musculação que trabalham apenas áreas específicas do corpo, mas pouco são aqueles que trabalham vários músculos, sendo um deles o levantamento terra conhecido também como peso morto. Este exercício de treinamento com pesos pode ser incluído em vários tipos de treinos, como o de pernas, costas ou de deltoides, uma vez que trabalha pernas, glúteos, a região lombar e trapézio. O levantamento terra é feito, de preferência, com uma barra, por isso é fundamental que o exercício seja realizado de forma correta não só para evitar lesões mas também para obter os resultados desejados. Se tem dúvidas sobre este exercício, então continue lendo este artigo de umComo em que esclarecemos suas dúvidas sobre como fazer levantamento terra corretamente.

Também lhe pode interessar: Como fazer cadeira extensora corretamente

Benefícios do levantamento terra

O exercício do levantamento terra apresenta vários benefícios para o corpo e saúde do indivíduo, tais como:

  • Recruta vários músculos em conjunto, nomeadamente, pernas, glúteos, a região lombar e trapézio. E mais músculos sendo trabalhados significa mais massa muscular. Por isso, com este exercício consegue um ganho rápido de massa muscular.
  • Uma vez que o levantamento terra recruta os principais grupos musculares responsáveis por uma postura correta do corpo, este exercício faz melhorar a postura da pessoa no dia a dia.
  • Aumenta a força da pegada, devido à grande quantidade de carga que é possível levantar no exercício, o que depois será útil na execução de outros exercícios.
  • Ajuda a aumentar a hipertrofia e a equilibrar o desenvolvimento de ambos os lados do corpo.
  • Fácil de fazer, pois não é preciso nenhum tipo de equipamento especial, apenas uma barra e alguns halteres.
  • É um exercício seguro, pois ao contrário do agachamento com barra, você não tem nenhum peso em cima de você e, se algo correr mal basta soltar a barra.
  • Tem aplicação fora da academia, pois com o levantamento terra você vai aprender a levantar objetos sem correr o risco de lesões.
  • Conta com benefícios para a saúde do seu coração e pode melhorar o seu condicionamento cardiorrespiratório, uma vez que o exercício exige uma boa capacidade cardio respiratória.
  • É considerado um medidor de força e capacidade física, uma vez que o exercício exige mais músculos do que qualquer outro exercício.
  • Para além de trabalhar os músculos das costas e pernas, o levantamento terra também fortalece os músculos da cintura, de suporte e quadris.

Agora que já sabe todos os benefícios do exercício do levantamento terra, vamos ver como ele deve ser executado corretamente para conseguir todos esses benefícios.

Como fazer levantamento terra corretamente - Benefícios do levantamento terra

Execução do levantamento terra

Antes de mais, você deve consultar o seu médico e ver com ele se você possui condição física para praticar exercícios. Uma vez que o médico o tenha liberado, é importante pedir ajuda ao instrutor antes de começar a fazer o exercício. O levantamento de terra não é um exercício difícil de ser executado, porém é importante que siga estes passos:

  1. Posicione-se com os pés afastados à largura do quadril e ligeiramente virados para fora. Aproxime-se da barra até que esta toque nas suas canelas.
  2. Os joelhos deverão estar alinhados com o quadril e flexionados na direção da ponta do pé. Segure a barra à largura dos ombros. É importante lembrar que isto não se trata de um agachamento.
  3. Mantenha a sua coluna a todo o momento em neutro e a cabeça alinhada com a coluna. Deverá preservar durante todo o movimento as curvaturas fisiológicas, nunca permitindo que as costas curvem, pois desta forma correrá um risco de lesão.
  4. Inspire e inicie o levantamento de carga com a barra próxima do corpo, estendendo as pernas e mantendo o corpo ereto.
  5. Ao chegar à posição vertical, é importante que não jogue a coluna para trás, lembre-se que a coluna deverá ficar neutra a todo o momento. Ao puxar o tronco para cima, não se esqueça de soltar o ar.
  6. Agora inicie o movimento inverso lentamente, flexionando os joelhos enquanto que o tronco vai para a frente, até a barra tocar o chão.

É muito importante que em todo o movimento, elevação e descida, nunca arqueie as costas, pois elas deverão permanecer sempre eretas para evitar lesões. Lembre-se que os braços não deverão curvar para puxar a barra para cima, eles deverão estar esticados a todo o momento.

Como fazer levantamento terra corretamente - Execução do levantamento terra

Diferença entre levantamento terra e stiff

É comum pensar-se que levantamento terra é o mesmo que stiff, mas apesar de serem exercícios muito idênticos a verdade é que se tratam de exercícios diferentes devido à atuação muscular. Enquanto que o levantamento terra trabalha vários músculos em conjunto, como já referimos no início, o stiff recruta apenas os glúteos e os bíceps. Basicamente o que faz com que se trabalhem estes músculos no stiff é a amplitude dos movimentos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer levantamento terra corretamente, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.

Escrever comentário sobre Como fazer levantamento terra corretamente

1 de 3

Voltar ao topo da página