Como fazer flexões corretamente

Como fazer flexões corretamente

A flexão de braço é um ótimo exercício, tanto para homens, quanto para mulheres. Muito praticada por aqueles que desejam fortalecer a musculatura e conquistar um corpo mais saudável e torneado, a flexão de braço já é fixa certa nas academias.

A maioria das pessoas pensa que o movimento da flexão de braço aciona apenas a musculatura do peitoral e braços, porém, esse exercício poderoso ativa os ombros, abdômen, músculos dorsais e glúteos. Isso porque apenas para se manter na posição inicial da flexão (uma espécie de prancha com o corpo) diversos músculos precisam se contrair!

Aliás, o abdômen é uma parte importante na hora de fazer as flexões! Na maioria das vezes, as pessoas que não conseguem fazer esse exercício não possuem uma fraqueza excessiva nos braços, mas precisam fortalecer o abdômen para conseguirem sustentar o corpo durante a atividade.

Passos a seguir:
1

Variações das flexões de braço

Além da flexão comum, existem várias outras formas de fazer a flexão de braço, que variam de acordo com os objetivos e com a resistência muscular de quem pretende fazer o exercício.

Para quem está começando, colocar os joelhos no chão, por exemplo, facilita um pouco a situação. Ao fazer essas flexões mais leves, lembre-se de colocar um colchonete, tapete ou toalha em baixo dos joelhos, já que eles estarão em contato direto com o chão.

Se você já se acha o “todo-poderoso” das flexões, um desafio a mais é tentar praticar o exercício usando apenas uma das mãos (nesse caso, abra as pernas um pouco mais que o normal). Você pode também acrescentar alguns acessórios para dificultar ainda mais o exercício (como utilizar uma base móvel para apoiar as mãos).

2

Passo a passo

Quer aprender a fazer a flexão tradicional? Confira o passo a passo abaixo:

Aqueça os ombros! Isso mesmo. Gire um pouco os ombros para trás e para frente e se alongue. A flexão é um exercício que exige muito dessa musculatura em especial, por isso é importante que ela esteja preparada para suportar o impacto dessa atividade.

3

Deite-se sobre a barriga (de barriga para baixo). Mas não é para dormir, hein? É hora de treinar e esse é apenas o primeiro passo.

4

Coloque as mãos esticadas no chão à altura dos ombros, um pouco mais largo do que a largura dos ombros e eleve o quadril até que seu corpo forme uma espécie de prancha.

5

Flexione os cotovelos para fora até que o peitoral chegue a dois dedos do chão (a indicação de dois dedos é uma sugestão, mas se você está começando agora, pode ser que seu peito fique um pouco mais distante do chão).

6

Volte à posição inicial com a extensão do braço, mantendo o tronco firme, sem deixar o quadril cair (como na posição 3).

Veja também os seguintes artigos lhe podem interessar:

  • Como fazer abdominais laterais
  • Como fazer abdominais inferiores
  • Como fazer abdominais superiores

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer flexões corretamente, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.