Como fazer exercícios sentada

Como fazer exercícios sentada
Imagem: fitomorph.com

A vida profissional moderna faz com que muitas pessoas passem o dia sentadas em frente ao computador. Quem passa horas sentado deve ter alguns cuidados para combater o sedentarismo do corpo e manter os músculos ativos. Existem vários exercícios que você pode fazer sem sair da cadeira de forma a evitar dores musculares e ganho de peso. Se você não tem tempo ou vontade para praticar atividade física fora do horário de expediente, leia este artigo do umComo para saber como fazer exercícios sentada.

Passos a seguir:
1

Você pode fazer exercícios sentada de diferentes formas. Um exercício de extrema importância é o alongamento do pescoço, pois evita que ele fique duro e dolorido.

Como fazer: Gire o pescoço de um lado para o outro e da frente para trás.

2

Para prevenir tendinites e outros problemas dos punhos, você deve movimentá-los. Esta prática é importante para manter a circulação ativa e os músculos trabalhados.

Como fazer: A cada hora, faça movimentos circulares com os pulsos no sentido horário e anti horário. Faça o mesmo com os tornozelos e ombros.

Imagem: taringa.net
3

A respiração é um passo importante para manter a saúde no local de trabalho.

Como fazer: Contraia os músculos do abdômen e inspire fundo. Segure por alguns segundos e depois expire.

4

Se tiver uma garrafa de água cheia à mão, ela pode ser servir como peso para exercícios.

Como fazer: Levante a garrafa e desça lentamente. Repita o exercício com o outro braço.

5

Já pensou em trocar a cadeira por uma bola de fitness? A bola contribui para a melhoria da postura e da circulação, enquanto fortalece os músculos.

Dica: Acesse esse artigo para saber como escolher uma fitball.

Imagem: shutterstock.com
6

Para evitar dores na zona do tronco, é recomendado que você faça exercícios de alongamento do peitoral.

Como fazer: Estique os braços para o lado do corpo, puxe os ombros para trás e gire os pulsos para fora.

7

Rodar os ombros pode prevenir dores causadas pela má postura.

Como fazer: Coloque as mãos sobre os ombros, de forma a estender os cotovelos. Puxe os cotovelos para trás o máximo que conseguir e volte a juntá-los na frente. Repita por dez vezes.

8

Para promover a boa circulação sanguínea nos membros inferiores, você pode praticar o levantamento de pernas e pés.

Como fazer: Sente-se corretamente, encostando toda a zona lombar às costas da cadeira. Levante o pé, a alguns centímetros do chão, o máximo de tempo possível. Volte a fazer este exercício para o outro pé.

Para levantar a perna, estenda a perna na sua frente e mantenha a postura enquanto conseguir. Repita o mesmo para a outra perna.

Imagem: linkis.com
9

Se você trabalha sentada numa cadeira de rodinhas, use-a para se exercitar.

Como fazer: Segure o tampo da mesa e empurre o corpo para a frente e para trás com as pernas esticadas. Contraia as pernas durante o exercício.

10

Carregando uma faixa elástica consigo, você pode aplicar alguns exercícios enquanto está sentada.

Dica: Esse artigo mostra como fazer exercício físico com elástico. Confira os movimentos e aplique-os à posição sentada.

11

Use objetos que possa apertar com a mão. Bolas anti-estresse ou hand grips contribuem para o fortalecimento dos punhos e dos braços, enquanto combatem a tensão.

Imagem: quotesgram.com
12

Os exercícios que pode fazer sentada ajudam a contribuir para uma vida mais ativa, mas não são suficientes para suprimir as necessidades de um corpo saudável.

Sempre que possível, pratique exercícios fora do local de trabalho!

Dica: Dê uma olhada nesse artigo que explica como manter o seu corpo saudável.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer exercícios sentada, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.