Partilhar

Como fazer exercícios menstruada

Por Redação umCOMO. Atualizado: 7 fevereiro 2019
Como fazer exercícios menstruada

É normal que durante os dias de menstruação você se sinta dolorida ou cansada e não queira fazer exercício, mas deve saber que a prática de exercício físico é realmente benéfica para o corpo feminino nesse momento do mês. Demonstrou-se que o exercício reduz os sintomas da menstruação e ajuda a melhorar o estado de ânimo e a combater a tensão proveniente das mudanças hormonais. Se não quiser que a menstruação a detenha e deseja continuar aproveitando os seus treinamentos como sempre, leia este artigo de umComo, em que mostramos como fazer exercícios menstruada.

Também lhe pode interessar: Como fazer exercícios para costas
Passos a seguir:
1

Praticar exercícios físicos durante a menstruação, ao contrário do que possamos acreditar, é benéfico para o nosso corpo, pois pode, inclusive, reduzir as dores menstruais e outros sintomas próprios da menstruação que nos afetam durante esses dias. Entre os principais benefícios da prática de esportes durante o ciclo menstrual, destacam-se:

  • Reduzir as dores abdominais e suportar melhor os desconfortos.
  • Combater a retenção de líquidos.
  • Diminuir a ansiedade e a irritabilidade.
  • Melhorar a circulação sanguínea.
Como fazer exercícios menstruada - Passo 1
2

Agora você já sabe que não tem que suspender a atividade física durante os dias de menstruação, e que pode continuar com os seus exercícios. Para além disso, será fundamental que pratique a duração e intensidade adequada para não causar o efeito contrário, e recomendamos a você deixar de lado os treinamentos de alta intensidade e optar, em seu lugar, por aqueles mais moderados e suaves. Ao realizar os exercícios, preste atenção ao seu corpo a todo o momento, se se sentir tonta ou com mal-estar geral, reduza a intensidade do exercício ou suspenda-o e tire um dia de descanso.

3

Entre as atividades físicas mais recomendadas para os dias de menstruação encontramos aquelas que são aeróbicas como caminhar, correr, nadar, andar de bicicleta e fazer exercícios de dança (aeróbica, zumba, salsa, hip-hop, dança do ventre...). A realização de todas elas provoca um aumento da geração de endorfinas que ajuda a reduzir o estresse e as dores menstruais, proporcionando ao corpo um estado de relaxamento muito favorável. Além destes, há determinados exercícios localizados que podem ser feitos em casa para acalmar as cólicas menstruais.

4

Um dos aspectos principais que deve ser considerado na hora de fazer exercício menstruada são os acessórios que são necessários para se sentir totalmente confortável. Escolha camisetas transpiráveis folgadas e calças de cores escuras para esconder as possíveis manchas. Dessa forma, usar um tampão pode ser a melhor opção para fazer a atividade sem se preocupar com as possíveis manchas do fluxo menstrual e não ter que ficar atenta para ver se o absorvente saiu do lugar ou não. No caso de preferir os absorventes, o melhor é optar por um que seja fino para maior comodidade. O chamado copo menstrual é outra excelente alternativa, já que retém o fluxo menstrual até que saia da vagina.

5

A hidratação durante o exercício é outro ponto que não deve faltar. Leve uma garrafa de água e durante todo o treinamento vá bebendo pouco a pouco para evitar que o seu corpo se desidrate ou apareçam dores de cabeça e sensação de debilidade ou cansaço. É importante também que durante a menstruação, você cuide da sua alimentação e, sobretudo, ingira alimentos ricos em vitamina C, ferro, cálcio e fibra para você se sentir bem e cheia de energia.

6

Em geral, fazer exercício menstruada é positivo, mas sua intensidade sempre deve ser adaptada, fazer com calma e ter alguns dias de descanso no caso das dores ou desconfortos serem acentuados. Não se esqueça de alongar e aquecer antes de iniciar qualquer sessão de atividade física, bem como ao finalizar o exercício.

Leitura complementar: Como estancar a menstruação por 1 dia

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer exercícios menstruada, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.

Escrever comentário sobre Como fazer exercícios menstruada

Como fazer exercícios menstruada
1 de 5
Como fazer exercícios menstruada

Voltar ao topo da página