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Como fazer exercícios menstruada

Por Redação umCOMO. Atualizado: 7 fevereiro 2019
Como fazer exercícios menstruada

É normal que durante os dias de menstruação você se sinta dolorida ou cansada e não queira fazer exercício, mas deve saber que a prática de exercício físico é realmente benéfica para o corpo feminino nesse momento do mês. Demonstrou-se que o exercício reduz os sintomas da menstruação e ajuda a melhorar o estado de ânimo e a combater a tensão proveniente das mudanças hormonais. Se não quiser que a menstruação a detenha e deseja continuar aproveitando os seus treinamentos como sempre, leia este artigo de umComo, em que mostramos como fazer exercícios menstruada.

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Passos a seguir:
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Praticar exercícios físicos durante a menstruação, ao contrário do que possamos acreditar, é benéfico para o nosso corpo, pois pode, inclusive, reduzir as dores menstruais e outros sintomas próprios da menstruação que nos afetam durante esses dias. Entre os principais benefícios da prática de esportes durante o ciclo menstrual, destacam-se:

  • Reduzir as dores abdominais e suportar melhor os desconfortos.
  • Combater a retenção de líquidos.
  • Diminuir a ansiedade e a irritabilidade.
  • Melhorar a circulação sanguínea.
Como fazer exercícios menstruada - Passo 1
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Agora você já sabe que não tem que suspender a atividade física durante os dias de menstruação, e que pode continuar com os seus exercícios. Para além disso, será fundamental que pratique a duração e intensidade adequada para não causar o efeito contrário, e recomendamos a você deixar de lado os treinamentos de alta intensidade e optar, em seu lugar, por aqueles mais moderados e suaves. Ao realizar os exercícios, preste atenção ao seu corpo a todo o momento, se se sentir tonta ou com mal-estar geral, reduza a intensidade do exercício ou suspenda-o e tire um dia de descanso.

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Entre as atividades físicas mais recomendadas para os dias de menstruação encontramos aquelas que são aeróbicas como caminhar, correr, nadar, andar de bicicleta e fazer exercícios de dança (aeróbica, zumba, salsa, hip-hop, dança do ventre...). A realização de todas elas provoca um aumento da geração de endorfinas que ajuda a reduzir o estresse e as dores menstruais, proporcionando ao corpo um estado de relaxamento muito favorável. Além destes, há determinados exercícios localizados que podem ser feitos em casa para acalmar as cólicas menstruais.

Como fazer exercícios menstruada - Passo 3
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Um dos aspectos principais que deve ser considerado na hora de fazer exercício menstruada são os acessórios que são necessários para se sentir totalmente confortável. Escolha camisetas transpiráveis folgadas e calças de cores escuras para esconder as possíveis manchas. Dessa forma, usar um tampão pode ser a melhor opção para fazer a atividade sem se preocupar com as possíveis manchas do fluxo menstrual e não ter que ficar atenta para ver se o absorvente saiu do lugar ou não. No caso de preferir os absorventes, o melhor é optar por um que seja fino para maior comodidade. O chamado copo menstrual é outra excelente alternativa, já que retém o fluxo menstrual até que saia da vagina.

Como fazer exercícios menstruada - Passo 4
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A hidratação durante o exercício é outro ponto que não deve faltar. Leve uma garrafa de água e durante todo o treinamento vá bebendo pouco a pouco para evitar que o seu corpo se desidrate ou apareçam dores de cabeça e sensação de debilidade ou cansaço. É importante também que durante a menstruação, você cuide da sua alimentação e, sobretudo, ingira alimentos ricos em vitamina C, ferro, cálcio e fibra para você se sentir bem e cheia de energia.

Como fazer exercícios menstruada - Passo 5
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Em geral, fazer exercício menstruada é positivo, mas sua intensidade sempre deve ser adaptada, fazer com calma e ter alguns dias de descanso no caso das dores ou desconfortos serem acentuados. Não se esqueça de alongar e aquecer antes de iniciar qualquer sessão de atividade física, bem como ao finalizar o exercício.

Leitura complementar: Como estancar a menstruação por 1 dia

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