Como fazer exercícios abdominais em casa

Como fazer exercícios abdominais em casa

Se queremos melhorar a nossa forma física e também a nossa saúde, é aconselhável seguir uma vida saudável e equilibrada. Para isso, recomenda-se realizar exercício físico com frequência. Se quiser, pode praticar em casa. A parte abdominal, essa que tanto preocupa e que tanto esforço se faz para melhorar, é a mais fácil de fazer em nossa casa. Para o ajudar, neste artigo do umCOMO vamos explicar como fazer exercícios abdominais em casa.

Passos a seguir:
1

Pegue em um colchonete e coloque-o no solo para fazer os abdominais: deite-se de barriga para cima, com as pernas abertas à altura dos quadris e flexionadas, pés apoiados no solo, mãos no pescoço, levante o tronco do chão até à altura da cintura.

Com este tipo de exercício abdominal conseguirá trabalhar a parte superior do abdômen para saírem os tão desejados "quadrados". O melhor é fazer 15 repetições, descansar e repetir o exercício durante mais 2 séries. Neste artigo do umCOMO explicamos-lhe detalhadamente como fazer abdominais superiores para exibir uma autêntica tablete de chocolate.

2

Outro exercício para fazer abdominais em casa consiste no seguinte. Deite-se sobre um colchonete de barriga para cima, pernas esticadas e juntas, levante as pernas o máximo possível ao mesmo tempo que tentar tocar com os braços nas pernas.

Não force a cervical nem tire o tronco do solo, pois desta forma conseguirá que os músculos da zona trabalhem melhor.

Imagem: drlopezheras.com
3

A parte inferior do abdômen também se deve exercitar para poder ter uma barriga plana e forte. Um dos melhores exercícios que lhe ajudarão a consegui-o é o que lhe vamos explicar: terá que se deitar sobre o colchonete, esticar as pernas completamente até acima e ir baixando os joelhos até à altura do peito.

O truque para fazer bem este exercício consiste em não tocar com o bumbum no colchonete, quando elevar as pernas e quando as baixar, desta forma conseguirá trabalhar melhor a zona. Faça 3 séries de 15 repetições para trabalhar bem a zona.

4

Outro dos melhores exercícios abdominais em casa que lhe ajudarão a fortalecer a zona baixa do ventre consiste em deitar-se sobre um colchonete e elevar as pernas de forma paralela ao solo. Este exercício não precisa de nenhum outro tipo de movimento, apenas manter as pernas o mais próximas possível ao solo. Aguente 15 segundos, descanse e faça mais 2 séries. Com o tempo verá os resultados.

5

Também não se deve esquecer dos abdominais laterais que conseguirão que o nosso torso fique esculpido e o excesso de gordura que costuma se acumular na zona da cintura desapareça. Um dos melhores exercícios que pode fazer para trabalhar esta zona é a bicicleta.

Terá que se deitar sobre um colchonete, elevar os joelhos criando um ângulo de 90 graus e colocar os braços debaixo da cabeça. O exercício consiste em tentar tocar com o cotovelo direito no joelho esquerdo e vice-versa, enquanto vai movendo as pernas como se estivesse pedalando. Faça 15 repetições durante 3 séries e notará a diferença.

6

Se sofre de algum tipo de doença ou lesão na zona abdominal, é melhor ser um especialista a indicar que tipo de exercícios deve realizar para melhorar e como pode adaptá-los à sua condição. Nunca esforce a sua coluna quando fizer os exercícios, pois a ideia é serem os músculos do abdômen a trabalharem e a se fortalecerem.

Se é iniciante, no umCOMO recomendamos que primeiro peça ajuda a um treinador para o assessorar e controle se o está fazendo bem ou não. Desta forma, poderá evitar lesões e dores nas costas e/ou pescoço.

Sugestão: Como criar uma rotina de exercícios físicos

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer exercícios abdominais em casa, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.

Conselhos
  • Se sofre de alguma lesão, consulte o seu médico para que este lhe indique quais os melhores exercícios para a sua situação.
  • Tenha cuidado nos primeiros dias, irá ter algumas dores.
  • Comece fazendo séries curtas e vá aumentando pouco a pouco.