Partilhar

Como fazer burpee corretamente

Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer burpee corretamente

As atividades físicas são ótimas opções para quem deseja manter a saúde em alta e o corpo em forma. No entanto, é ainda mais importante estar atento à maneira certa sobre como os exercícios devem ser feitos. Dessa forma, é possível evitar lesões e tornar a sua prática mais eficiente. Para tanto, aprenda a como fazer burpee corretamente e usufrua de todos os benefícios que essa atividade pode oferecer ao seu corpo.

Também lhe pode interessar: Como fazer afundo corretamente

Maneira certa de praticar burpee

O chamado burpee é uma sequência de movimentos aeróbicos muito positivos para quem possui pouco tempo para se exercitar e, por conta disso, prefere exercícios mais intensos, com alto gasto calórico que podem ser feitos ao separar apenas alguns minutos do dia. No entanto, para que o seu corpo receba os benefícios dessa atividade, é preciso fazer burpee corretamente. O exercício envolve uma sequência de movimentos, sendo que o primeiro consiste no agachamento, que logo se transforma no segundo movimento, semelhante ao da flexão de braço (apoio).

Para fazer o segundo, depois de agachar, a pessoa deve colocar as mãos no chão à frente do corpo e logo em seguida chutar as pernas para trás, deixando-as retas. Na sequência, é necessário voltar para a posição de agachado, trazendo as pernas para junto do corpo. Por fim, é preciso elevar o tronco, estender as pernas e dar um salto com os braços para cima. Tudo isso deve ser feito com rapidez.

Existe uma variante na qual as pessoas iniciam o burpee com um salto, que pode ser adotado por quem deseja se exercitar com essa sequência. Os iniciantes devem começar com poucas repetições, em torno de 10 e, gradativamente, aumentá-las. Além disso, quem achar a sequência muito pesada pode iniciar a atividade sem o salto e, depois de estar mais acostumado com os demais movimentos, inclui-lo.

Como fazer burpee corretamente - Maneira certa de praticar burpee

Benefícios de fazer o burpee

Por se tratar de uma atividade física funcional, é bastante simples, mas que oferece uma série de benefícios para o corpo. O primeiro deles é trabalhar diferentes músculos, como o tríceps, o peitoral e os ombros, ao realizar a flexão de braço. Já na hora do agachamento e do salto, os músculos envolvidos são os glúteos, o quadríceps, a panturrilha e os isquiotibiais. Além disso, os demais movimentos do burpee atuam nos flexores do quadril, na lombar e no abdômen.

Todos os músculos usados durante o exercício ganham em força e resistência, uma vez que é preciso aguentar o peso do próprio corpo e, devido à resistência, a tendência é que aos poucos a sequência se torne mais fácil de fazer. Outros benefícios são o desenvolvimento da coordenação motora e da potência dos músculos, bem como as vantagens do treino aeróbico, as quais ajudam o sistema respiratório e o cardiovascular. Por se tratar de uma atividade de alta intensidade, outro benefício é que existe uma grande queima de calorias, o que é especialmente importante para quem deseja perder peso.

Como fazer burpee corretamente - Benefícios de fazer o burpee

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer burpee corretamente, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.

Escrever comentário sobre Como fazer burpee corretamente

Como fazer burpee corretamente
1 de 3
Como fazer burpee corretamente

Voltar ao topo da página