Como fazer agachamentos corretamente

Como fazer agachamentos corretamente
Imagem: blogdoemagrece.com

Se você gostava de ficar com um coxão e um bumbum redondinho e empinado nada melhor do que uns exercícios de agachamentos. Os agachamentos feitos corretamente não fortalecem apenas coxas e glúteos, têm também um efeito benéfico nos músculos abdominais e nos músculos das costas, proporcionando uma postura mais correta. Para além de todos os benefícios, este exercício não necessita ser feito na academia, você pode fazê-lo em qualquer lugar, com ou sem pesos. Aprenda neste artigo de umComo, como fazer agachamentos corretamente de forma fácil.

Passos a seguir:
1

Antes de fazer agachamentos corretamente você deve saber o que não deve fazer enquanto executa o exercício.

  • Não deve descer com os joelhos sem baixar o quadril para trás (se fizer o exercício com esta postura, corre o risco de prejudicar os joelhos fazendo com que exceda a pressão articular nos joelhos)
  • Fazer hiperflexão lombar também é completamente errado (ou seja, não deve espetar o bumbum)
  • Deve manter os joelhos direcionados para fora do corpo, nunca fazer este exercício com os joelhos curvados para dentro.
  • O calcanhar deve estar poisado no chão tal como toda a planta do pé.
  • Quando executar o exercício os joelhos não devem passar a linha da ponta dos pés.
Imagem: definicaototal.com.br
2

Para fazer agachamentos corretamente, você primeiro deve adotar uma postura recta e deve manter os pé em paralelo.

Imagem: crossfitseven.com
3

Se optar por fazer agachamento corretamente em casa e não for muito experiente neste exercício, deve colocar os braços esticados à frente do corpo para manter o equilíbrio.

Imagem: blog.skihorizon.fr
4

Se tiver alguma experiência neste tipo de agachamentos, pode fazer agachamento correto com peso, opte por comprar uma bola com um peso entre os 5 e os 15kg. Agarre bem a bola com as duas mão como mostra a imagem.

Imagem: horadotreino.com.br
5

Se preferir fazer agachamento correto livre ou na máquina, convém procurar uma academia, pois tem à sua disposição muitos pesos e pessoal qualificado para corrigir a sua postura se for necessário. O agachamento livre requer muita técnica, o que só se consegue com muita prática ou um bom personal trainer, apontando os nossos erros para irmos melhorando.

Imagem: musculacaofeminina.net
6

Ao executar o agachamento corretamente você deve manter as costas rectas e descer puxando o quadril para trás. Imagine que se vai sentar num banco, o movimento é o mesmo.

Imagem: exerciciosemcasa.com
7

Deve concluir o agachamento e não terminar o exercício a meio, ou seja, deve-se agachar o suficiente, até as suas coxas ficarem no minimo paralelas ao chão. Quanto mais você conseguir baixar mantendo a postura correta, maiores são os benefícios deste exercício.

Imagem: f2fitness.com.br
8

Deve voltar à posição inicial lentamente e fazer pelo menos 10 repetições e no mínimo 3 séries. Os resultados não vão tardar a aparecer, não se esqueça que para além de exercício também precisa mantar uma alimentação saudável.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer agachamentos corretamente, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.