Como fazer abdominais hipopressivos 

Como fazer abdominais hipopressivos 

Os exercícios abdominais hipopressivos derivam das pesquisas do médico Marcel Caufriez, que concluiu que em determinadas circunstâncias, os abdominais tradicionais podiam originar problemas como a incontinência urinária ou disfunções sexuais. Assim, o objetivo dos abdominais hipopressivos é o mesmo que o dos tradicionais, reduzir a barriga, mas minimizando os riscos assinalados anteriormente, além de ajudar a prevenir hérnias. Para isso, é importante cuidar da postura e da respiração. De seguida, no umCOMO vamos explicar para você como fazer abdominais hipopressivos passo a passo para conseguir definir o seu corpo sem colocar em risco a sua saúde.

Passos a seguir:
1

A primeira indicação é sobre como respirar fazendo abdominais hipopressivos, algo que é fundamental para a boa realização dos exercícios. Uma vez adotada a postura necessária, expire todo o ar que tiver dentro do corpo, depois, tensione o abdômen e mantenha a posição entre 10 e 20 segundos, dependendo da sua capacidade.

A seguir, inspire todo o ar que puder, recupere o ritmo de respiração e repita. Para cada exercício dedique entre 5 e 10 minutos.

2

Agora vamos explicar-lhe um dos exercícios de abdominais hipopressivos que lhe ajudarão a tonificar o seu abdômen e conseguir que fique firme e livre de gordura. Vamos explicar-lhe passo a passo como o deve fazer corretamente:

  1. Fique de pé com os pés de forma paralela.
  2. Flexione os joelhos e coloque as mãos em cima deles.
  3. Aproxime o queixo da zona do pescoço e deixe que o peso do corpo caia sobre os pés.
  4. Respire de forma profunda tentando abrir ao máximo as costelas. Terá que manter a respiração durante 10 segundos entre cada inalação e expiração.

O melhor é fazer 3 séries de respirações e, depois continuar com outro exercício de abdominais hipopressivos que continuarão a trabalhar a zona.

Imagem: mp-therapy.com
3

Vamos mostrar-lhe outro exercício que pode incorporar na sua rotina de abdominais hipopressivos e que se trata de realizar o que se conhece como exercício de prancha. É um método que exercita os músculos do abdômen, além de outras partes envolvidas como costas, glúteos, pernas, etc, e atualmente converteu-se em um exercício praticado por muitas pessoas que querem definir ao máximo o seu corpo. Para fazer este exercício deverá seguir estes passos:

  1. Deite-se de barriga para baixo, apoiando o seu corpo no solo com os antebraços e com as pontas dos pés. Os cotovelos deverão estar abaixo dos ombros para que a coluna esteja relaxada.
  2. Tente que todo o seu corpo esteja em linha reta e fique nessa posição. O corpo deverá estar paralelo ao solo com os abdominais completamente esticados.
  3. Fique nessa posição durante 5 minutos respirando fundo.

Se é a primeira vez que vai fazer este exercício, em umCOMO recomendamos que comece praticando de forma progressiva, ou seja, comece por 2 minutos, descanse 1 e volte a experimente mais 2 minutos. Quanto mais tempo conseguir aguentar nesta posição, mais tonificará os abdominais.

Imagem: rougeframboise.com
4

Agora vamos mostrar-lhe outra postura de hipopressivos sentado. Para a fazer deverá seguir estes passos:

  1. Sente-se no solo com as pernas cruzadas.
  2. Mantenha as costas retas e coloque os braços sobre os seus quadris.
  3. Comece a fazer as respirações profundas do exercício com inspirações e expirações pausadas aguentando 10 segundos.

Três séries deste exercício vão ajudar a trabalhar os seus músculos abdominais.

Imagem: knowyourhealthfacts.blogspot.com
5

E terminamos com outro exercício que lhe ajudará a trabalhar os abdominais fazendo hipopressivos. Neste caso deverá se deitar no solo para fazer o exercício:

  1. Deite-se de barriga para cima flexionando ligeiramente os joelhos.
  2. Os calcanhares deverão ficar apoiados no solo enquanto o resto do pé deverá ficar elevado.
  3. Flexione os braços e coloque-os à altura do ventre olhando para cima.
  4. Faça alongamentos e queixo duplo.
6

Para conseguir fazer os abdominais hipopressivos de forma correta, deverá ter em conta uma série de passos para conseguir fazer esta técnica de forma correta:

  • Alongamento: significa que deverá esticar as costas tudo quanto conseguir, fazendo uma grande força óssea e muscular, como se quisesse ficar mais alto.
  • Queixo duplo: significa que deve meter o queixo para dentro, como se quisesse tocar a garganta com o queixo. Isto permite-nos esticar a coluna vertebral e ter a posição básica para poder fazer o exercício hipopressivo.
  • Inspirações profundas: é essencial que, com as respirações, pegue ar de forma muito profunda sentindo como os seus pulmões se enchem de ar completamente. Deverá mantê-los cheios durante 10 segundos aproximadamente.
  • Apneia: é o momento de expulsar o ar. Deverá fazer isto de forma lenta e pausada até sentir que esvaziou por completo os seus pulmões e que não ficar nem um pouco de ar.
  • Abdômen para dentro: é essencial que para poder fazer corretamente este exercício se centre em meter o abdômen para dentro, como se quisesse encolher a barriga. Assim consegue separar as costelas, e exercitar os músculos da barriga.

Saiba mais sobre como fazer ginástica hipopressiva em casa neste artigo.

Imagem: pinterest.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer abdominais hipopressivos , recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.