Partilhar

Como escolher uma prancha de Stand Up Paddle

Por Nelson Ferreira. Atualizado: 16 janeiro 2017
Imagem: hoenalu.com

Se escolher um remo para stand up paddle é importante, não é menos importante encontrar a prancha certa para praticar este esporte. Para ter êxito na sua escolha, não só deve ter em conta as suas características físicas relativas à altura e peso, mas também deve avaliar quais são as suas capacidades e domínio da técnica deste esporte. Em umComo.com.br explicamos-lhe detalhadamente como escolher uma prancha de Stand Up Paddle.

Também lhe pode interessar: Como pegar ondas com Stand Up Paddle
Passos a seguir:
1

Se ainda não é um perito em paddle surf, melhor escolher uma prancha de volume grande. Assim, será mais fácil manter o equilibrio no mar.

2

Existe um volume mínimo que a prancha de stand up paddle deve ter para que possa navegar sobre ela com facilidade. Calcula-se somando os seguintes valores:

  • O seu peso
  • Peso da prancha
  • Peso do remo
  • Valor de conforto para flutuar
3

Na seguinte lista, poderá ver este valor de conforto para flutuar em função da sua experiência na prática deste esporte. Verá que quanto mais prática tiver, menos volume será necessário.

  • Perito/Expert. 20-30 litros.
  • Médio. 35-50 litros.
  • Básico. 40-45 litros.
  • Principiante. 50 litros
4

O comprimento da prancha de Paddle não afetará a sua estabilidade em condições normais, mas sim quando pegar uma onda. O mais adequado, se vai começar, é que opte por uma de 9 ou 10 pés de comprimento.

5

Em função da modalidade de Stand up Paddle que irá praticar, também deve escolher uma prancha diferente.

  • Para fazer longas travessias, o ideal é escolher pranchas de grande volume.
  • Se, pelo contrário, a sua intensão é pegar ondas, uma boa opção são que se assemelham às pranchas de surf tradicional.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escolher uma prancha de Stand Up Paddle, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades esportivas.

Conselhos
  • O mais recomendável é que consulte com o vendedor que tipo de Paddle vai praticar e quais são os seus conhecimentos técnicos para que este o aconselhe na hora de escolher a sua prancha.

Escrever comentário sobre Como escolher uma prancha de Stand Up Paddle

1 comentário
Willian
Não encontrei o peso aproximado das pranchas de SUP, informação simples mas que não consta no post.

Imagem: hoenalu.com

Voltar ao topo da página