Como escolher uma fitball 

Como escolher uma fitball 
Imagem: musculacionparaprincipiantes.com

Uma fitball ou bola suíça é uma bola de grandes dimensões feita em borracha ou látex que, apesar de ter sido criada para uma função exclusivamente terapêutica nos anos 70, atualmente seu uso se espalhou por todos os centros de fitness. Gera inúmeros benefícios aos grupos musculares em função de como é usada, e é apta para pessoas de qualquer idade e condição, inclusive grávidas, com algumas restrições em seu uso, é claro. Para que possa usá-la da maneira adequada, em umComo.com.br explicamos a você como escolher uma fitball.

Importância de escolher uma fitball

Antes de qualquer coisa, vale lembrar que a decisão de escolher uma fitball é muito importante, já que ao trabalhar com uma bola muito grande fazemos os exercícios com um grau elevado de instabilidade. Se, ao invés disso, a bola for muito pequena, teremos dificuldades para escolher a postura adequada e forçaremos os músculos. Nestas condições, o risco de lesão aumenta.

Proporções

Além da nossa altura, que veremos na seguinte seção, na hora de escolher uma fitball é preciso ter em consideração as nossas proporções. A prova para determinar se a bola é adequada consiste em sentar-se sobre ela e comprovar se nossas pernas formam um ângulo reto. Se formam, podemos ter certeza de que essa é a bola adequada para poder realizar os exercícios nas melhores condições.

Altura

Para sua orientação, lembramos que existe uma correlação entre a altura da pessoa e o tamanho da fitball. A seguir, detalhamos para você, mas considere sempre primeiro o critério citado na seção 2.

  • Altura da pessoa - Diâmetro da fitball.
  • 1,50 cm a 1,63 cm - 55 cm.
  • 1,64 cm a 1,79 cm - 65 cm.
  • A partir de 1,80 cm - 75 cm.

Manutenção

Além de escolher uma fitball adequada às nossas proporções e altura, para poder trabalhar os diferentes exercícios de forma correta temos que manter a bola em bom estado. Para isso, além de limpar com um pano úmido depois de cada sessão, devemos comprovar se tem a quantidade de ar adequada, que não esteja tão vazia a ponto de não oferecer suficiente resistência com a nossa pressão.

Também não é recomendável que a bola esteja muito dura, já que nos impediria de realizar os exercícios comodamente.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escolher uma fitball , recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.