Como escolher um bom esqui aquático

Como escolher um bom esqui aquático

O esqui náutico ou aquático é um esporte no qual se atingem altas velocidades, exige bons reflexos e equilíbrio. Os participantes esquiam sobre a água agarrados a uma corda lançada por uma lancha de grande potência, realizando manobras espetaculares sobre um ou dois esquis. Escolher e comprar bons esquis aquáticos é algo complexo, portanto, você deve ter em conta diferentes aspectos como nível, altura, etc. A seguir, damos alguns conselhos sobre como escolher o esqui aquático mais adequado para você.

Passos a seguir:
1

A primeira dica para escolher esquis aquáticos é sobre o seu tamanho, uns esquis ajustados ao seu tamanho vão permitir uma progressão bem mais rápida, aumentando assim o grau de diversão oferecido por este esporte. Para ter uma referência é recomendável que o esqui chegue aproximadamente ao queixo.

2

Para o nível iniciante, você deve procurar um perfil de esqui mais largo pois facilitará a saída da água, geralmente são fabricados com materiais mais baratos para oferecer um preço mais competitivo, como fibra, plástico ou inclusive madeira.

3

As fixações destes esquis aquáticos costumam ser ajustáveis, oferecendo a possibilidade de se adaptarem a todo tipo de pés, de 37 a 45 no caso dos adultos, de 35 a 40 no caso dos esquis juniores, e inferiores ao 36 para crianças. A parte inferior dos esquis normalmente está confeccionada em formato de túnel para oferecer uma maior estabilidade. Aconselhamos que os esquis adultos meçam por volta dos 170 cm e os esquis náuticos juniores uns 150 cm.

4

Para um nível intermediário é aconselhável definir a sua intenção de uso antes de comprar um esqui aquático. Consequentemente, optará por adquirir um esqui de Slalom ou outro de um estilo muito diferente como é o Freestyle.

5

Os esquis aquáticos de Freestyle, utilizados para saltar, passar módulos ou deslizar por guias, possuem um comprimento recomendável de uns 150 cm, dependendo da sua altura.

6

No Slalom existem mais variedades de seleção. Você deve possuir um macacão de nível básico, ao contrário dos esquis para iniciantes as botas costumam ser fechadas e não adaptáveis, tendo uma variedade menor de tamanhos, porém, possuem um grau mais elevado em comodidade e fixação do calcanhar. No esqui Slalom de nível intermediário, deverá escolher um que tenha a ponta um pouco mais comprida do que o normal para ter mais facilidade no waterstart.

7

Em relação aos acessórios que deve comprar para o esqui aquático, estão as barbatanas standard e materiais básicos para diminuir o custo do esqui.

8

Para um nível avançado, existe uma série de alternativas que serão mudadas de acordo com as condições da água. Para realizar uma descrição básica, um esqui náutico de alto nível incorpora materiais como o carbono, para uma maior rigidez e um menor peso. Sua forma é côncava, com uma ponta mais estreita. As botas costumam ter tamanho único para uma completa fixação do pé e oferecer um maior controle sobre o esqui. É comum encontrar na parte inferior das mesmas um desenho com duas áreas planas embaixo, a primeira permite uma maior estabilidade ao esqui no ato antes do canto do giro e a segunda permite ao esqui agarrar-se mais rápido.

9

Para comprar esquis aquáticos para crianças aconselhamos comparar os esquis aquáticos com barras estabilizadoras para maior facilidade de saída da água. Estas barras fixam os esquis em paralelo para ajudar à aprendizagem do esqui aquático. A largura também é importante, como dissemos anteriormente, uma maior largura facilita a saída da água e oferece uma maior estabilidade. Aconselhamos esquis com uma medida de 115 a 120 cm de altura para as crianças.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escolher um bom esqui aquático, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades esportivas.

Conselhos
  • Para selecionar os melhores esquis aquáticos possíveis é interessante ir a uma escola de esqui aquático e perguntar aos seus instrutores.